TikTok e Oracle podem fechar acordo para armazenamento de dados

1 min de leitura
Imagem de: TikTok e Oracle podem fechar acordo para armazenamento de dados
Imagem: Unsplash

O TikTok estaria perto de fechar um acordo que permite à Oracle armazenar, em seus servidores, os dados de usuários do app nos Estados Unidos. Conforme relatou a Reuters na quinta-feira (10), a medida evita que a ByteDance, proprietária da rede social, acesse as informações na China.

Em 2020, o então presidente Donald Trump acusou o app de vídeos de compartilhar dados com o governo chinês. Na época, o Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA (CFIUS) condicionou a continuidade da plataforma no país à venda do serviço para uma empresa local, plano que não foi adiante com a vitória de Joe Biden.

Segundo a agência de notícias, todos os dados de perfis americanos na rede social serão guardados em servidores locais se o contrato for firmado. A parceria inclui ainda a presença de uma equipe de gerenciamento de dados dos EUA, que atuará como uma espécie de guardiã das informações.

O suposto compartilhamento de dados do TikTok com o governo chinês tem preocupado os EUA.O suposto compartilhamento de dados do TikTok com o governo chinês tem preocupado os EUA.Fonte:  Pixabay 

Esse time terá engenheiros e especialistas em segurança cibernética, trabalhando sem qualquer interferência da empresa chinesa, conforme afirmaram as fontes. Cabe ressaltar que parte dos dados do app é atualmente armazenada em data centers no território americano.

O que falta para o acordo?

Para que a parceria entre TikTok e Oracle seja confirmada, o CFIUS precisa verificar se o acordo resolve os “problemas de segurança nacional” mencionados por Trump à época, em referência ao suposto acesso de dados pelo governo chinês. Por enquanto, o comitê ainda não se pronunciou.

A rede social e a gigante do gerenciamento de dados também não comentaram sobre o negócio até o momento, que não envolveria a venda das operações da companhia. A Oracle estava entre as interessadas na transação, durante as pressões feitas por Trump.

Enquanto isso, o app segue em busca de outras parcerias com empresas de tecnologia, para reforçar a segurança da plataforma, segundo a publicação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.