Redes Sociais

Twitter recomenda medidas de segurança para usuários na Ucrânia

Ciberataques em alta após invasão da Rússia podem envolver roubo de contas e até exclusão do perfil é opção

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

25/02/2022, às 09:00

Twitter recomenda medidas de segurança para usuários na Ucrânia

Fonte:

Imagem de Twitter recomenda medidas de segurança para usuários na Ucrânia no tecmundo

O Twitter publicou nessa quinta-feira (24) uma série de recomendações especialmente voltadas para a população da Ucrânia, que sofre com a atual invasão da Rússia iniciada nesta semana.

Além da presença de tropas da Rússia no país, uma onda de ciberataques também foi registrada — incluindo malwares que apagam dados, a derrubada de páginas do governo e até de sites de bancos por DDoS.

A mensagem é direcionada à toda comunidade, mas pode ser especialmente útil para ativistas, autoridades e militares que participem da resistência à invasão.

O que fazer?

Segundo as recomendações do Twitter para quem está usando a rede social em zonas de conflito ou áreas de alto risco, é necessário ter um cuidado redobrado com o perfil e outras informações digitais.

As dicas da plataforma envolvem ter uma senha forte, colocar o número de telefone como pré-requisito para trocar a senha e ativar a verificação em dois fatores para login.

Além disso, o Twitter sugere que você pode optar por apagar a sua conta ou trancar o perfil, impedindo que novos seguidores vejam o conteúdo publicado. Há ainda orientações para quem acha que teve a conta comprometida ou invadida.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.