Facebook ganha 'Centro de Privacidade' na versão para desktop

1 min de leitura
Imagem de: Facebook ganha 'Centro de Privacidade' na versão para desktop
Imagem: Unsplash

O Facebook lançou nesta sexta-feira (7) o “Centro de Privacidade”, uma nova seção disponível na versão web da rede social que reúne todas as informações sobre a abordagem da empresa em relação à coleta e a utilização dos dados dos usuários. O recurso chega primeiro para um grupo reduzido de pessoas nos Estados Unidos.

Neste novo local dentro do site do Facebook, é possível conhecer melhor os controles de privacidade e segurança lançados pela companhia em seus aplicativos e serviços ao longo dos anos. Além disso, a seção traz detalhes a respeito da política de dados da plataforma e orientações sobre como usar as ferramentas oferecidas para tornar a sua conta mais protegida.

A primeira versão do recurso traz cinco módulos, cada um deles relacionado a tópicos de privacidade específicos. Em “Segurança”, o usuário aprende a configurar a autenticação de dois fatores e outras funções para se resguardar, enquanto “Compartilhamento” tira dúvidas sobre a visualização de postagens e a exclusão de publicações antigas.

O Centro de Privacidade do Facebook foi lançado primeiro nos Estados Unidos.O Centro de Privacidade do Facebook foi lançado primeiro nos Estados Unidos.Fonte:  Facebook/Divulgação 

No módulo “Coleta”, é possível descobrir quais tipos de dados são acessados pela Meta, ficando a opção “Uso” responsável por informar como e por que essas informações são usadas. Já em “Anúncios”, a rede social explica o funcionamento do mecanismo de exibição de publicidade baseado nas preferências do usuário.

Onde encontrar a nova seção?

O novo Centro de Privacidade do Facebook pode ser acessado em “Configurações e Privacidade”, na versão desktop do serviço. Para chegar a esta opção, é necessário ir ao ícone da seta para baixo, localizado no canto superior direito, ao lado do menu de notificações.

Ao entrar nesta alternativa, a nova seção estará junto às opções atuais, que incluem “Verificação de Privacidade”, “Atalhos de Privacidade” e “Registro de Atividades”, entre outras. Basta clicar nela para abrir os módulos com informações sobre cada área.

Como dissemos anteriormente, a funcionalidade ainda é limitada a poucos usuários americanos da rede social. De acordo com a Meta, ela será expandida em breve, chegando a mais pessoas e territórios, além de ganhar novos módulos e controles para facilitar o entendimento sobre a privacidade no Facebook.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.