Privacidade: como impedir que o Facebook acesse o microfone do seu celular

1 min de leitura
Imagem de: Privacidade: como impedir que o Facebook acesse o microfone do seu celular

A privacidade — ou a falta dela  é uma das questões mais discutidas atualmente, e o Facebook costuma aparecer na conversa. Você se lembra da famosa foto em que Mark Zuckerberg aparece com a câmera de seu notebook coberta por fita? Pois é, a preocupação não é mais apenas com uma possível espionagem pela webcam do computador; agora o foco é também o microfone do celular. 

 

Há não muito tempo, diversos usuários começaram a relatar que o Facebook estava utilizando o microfone dos celulares para “escutar” as conversas que estavam acontecendo, mostrando anúncios em cima disso. No Reddit, por exemplo, um usuário diz que fez o seguinte teste para comprovar que estava sendo “espionado”: ele deixou o celular perto da TV, quando estava passando um programa em espanhol. O usuário fala outro idioma e, mesmo assim, anúncios em espanhol começaram a ser mostrados no Facebook.

Polêmica antiga 

Em 2016, o Facebook precisou se pronunciar a respeito do assunto, mostrando que não utilizava o microfone dos usuários para esses fins. Dessa vez, Goldman, o vice-presidente dos anúncios da rede social, declarou em seu Twitter que trabalha com os anúncios, mas não utiliza o microfone do celular dos usuários para isso.

 

Mesmo assim, há quem ainda tenha suas dúvidas sobre se o Facebook realmente está escutando suas conversas perto do celular. Se você é um usuário preocupado com a privacidade e quer garantir que o app do Facebook não te “espione”, descubra como desligar o microfone do seu smartphone:

No Android 

  • Abra o menu de configurações e toque no item “Aplicativos”.

  • Então, toque em “Gerenciador de aplicações”. Você verá seus apps listados.

  • Nessa lista, toque em “Facebook”.

  • Você verá o item “Permissões”. Toque nele. Em seguida, vão aparecer todas as permissões solicitadas pelo Facebook. Basta desativar a do microfone.

Vale lembrar que, dependendo do fabricante do seu celular, pode ser que alguns nomes mostrados sejam diferentes. Porém, o processo é basicamente o mesmo. 

No iOS 

  • Toque em “Ajustes” e, em seguida, em “Privacidade”.

  • Agora, toque em “Microfone”.

  • Você verá listados todos os apps que usam o microfone do seu celular.
  • Basta deslizar a chave para desativar o acesso dos apps ao microfone.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.