Privacidade: Facebook é considerado rede social menos confiável

1 min de leitura
Imagem de: Privacidade: Facebook é considerado rede social menos confiável
Imagem: https://unsplash.com/photos/tRL_Rkh6D8o

De acordo com um estudo chamado “US Digital Trust Survey”, realizada pela empresa de pesquisas Insider Intelligence, o Facebook é a rede social menos confiável nos Estados Unidos.

A Insider Intelligence entrevistou 1.865 americanos adultos via internet, com idades entre 18 e 74 anos, entre os dias 28 de maio e 3 de junho deste ano. A empresa consultou os participantes, questionando-os sobre a confiança que eles depositam em mídias digitais, considerando as redes sociais Facebook, LinkedIn, Pinterest, Reddit, Snapchat, TikTok, Twitter, YouTube e Instagram.

Para isso, cinco categorias de confiança foram utilizadas: legitimidade, segurança, experiência, relevância de anúncios e comunidade.

Até o TikTok é mais confiável

Como podemos verificar na imagem abaixo (as partes mais cinzas, que somam 14% + 9% + 9%), menos de um terço dos americanos (32%) consideram o Facebook uma plataforma confiável na tarefa de armazenar seus dados e proteger sua privacidade.

Facebook é a rede social menos confiável na opinião dos americanos.Facebook é a rede social menos confiável na opinião dos americanos.Fonte:  Insider Intelligence/Reprodução 

A rede social de Mark Zuckerberg conseguiu ficar atrás até do TikTok, mesmo com toda a propaganda negativa do governo Trump em relação às empresas chinesas.

Vale lembrar que a pesquisa foi realizada antes do app chinês ter virado alvo das sanções comerciais de Trump.

O levantamento foi feito dois anos depois do escândalo de uso indevido de dados pessoais dos usuários do Facebook pela consultoria política Cambridge Analytica, que teria influenciado nas eleições presidenciais de 2016, nos EUA. O resultado da pesquisa demonstra que os americanos ainda não superaram o contratempo.

LinkedIn é o site mais confiável

No topo da confiabilidade está o LinkedIn, rede social especializada em contatos profissionais, que pertence à Microsoft. Apenas 10% dos participantes (as partes mais cinzas, que somam 4% + 3% + 3%) afirmaram não confiar na plataforma.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.