TikTok removeu mais de 81 milhões de vídeos impróprios em 3 meses

1 min de leitura
Imagem de: TikTok removeu mais de 81 milhões de vídeos impróprios em 3 meses
Imagem: Reprodução/Amrothman, Pixabay

O TikTok publicou na semana passada o Relatório de Aplicação das Diretrizes da Comunidade do segundo trimestre de 2021, revelando detalhes sobre conteúdos que violam termos do serviço e contas removidas da plataforma. Além disso, a rede social anunciou uma atualização para proteger usuários de comportamentos abusivos e tóxicos em transmissões ao vivo.

Entre abril e junho deste ano, mais de 81,5 milhões de vídeos foram removidos por estarem contra as diretrizes da comunidade ou termos de serviço. Segundo a companhia, este número representa menos de 1% de todas as produções carregadas no TikTok. Para uma comparação, 61,9 milhões de materiais foram apagados no primeiro trimestre de 2021.

Além disso, 93% foram retirados em menos de 24 horas após as postagens originais, 94,1% antes de relatos dos clientes do serviço e 87,5% não conseguiram sequer 1 visualização.

Os cinco países com os maiores volumes de vídeos removidos.Os cinco países com os maiores volumes de vídeos removidos.Fonte:  Divulgação/TikTok 

A empresa associa as melhorias nestas métricas de controle aos sistemas que sinalizam proativamente símbolos de ódio, palavras e outros sinais de abuso para análise por equipes de segurança. Como exemplo, 73,3% dos vídeos de assédio e bullying foram removidos antes de qualquer denúncia, em comparação com 66,2% no primeiro trimestre deste ano.

Dito isso, a companhia informou que 4,6 milhões foram republicados após apelações de seus autores, e a equipe da rede social está trabalhando para diminuir o número de falsos positivos.

"O assédio como um todo, e o discurso de ódio em particular, são problemas contextuais e com muitas nuances que podem ser difíceis de detectar e moderar todas as vezes corretamente", disse Cormac Keenan, chefe de Confiança e Segurança do TikTok.

Mais ferramentas de controle

Para aprimorar a experiência online, a plataforma anunciou que streamers poderão silenciar comentários e perguntas durante transmissões ao vivo, sendo que os anfitriões ou ajudantes podem penalizar espectadores, impedindo publicações por alguns segundos, minutos ou até o final da produção.

Já é possível desativar ou limitar comentários usando um filtro de palavras-chave, mas a iniciativa fornece mais controle aos criadores para impedir a atividade de "espertalhões". O TikTok também oferece uma forma de excluir ou relatar vários comentários de uma vez, bloquear contas em massa e exibe avisos que incentivam as pessoas a considerar o impacto de suas palavras antes de comentários potencialmente tóxicos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.