Instagram lança campanha de conscientização de segurança no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Instagram lança campanha de conscientização de segurança no Brasil
Imagem: Reprodução/Geralt, Pixabay
Avatar do autor

Nesta segunda-feira (30), o Instagram lançou no Brasil a campanha #DeBoaNoInsta, que apresentará as principais ferramentas de segurança e privacidade disponíveis na rede social, além de dicas de como evitar e combater interações indesejadas e conteúdo tóxico. Durante seis semanas, jovens receberão anúncios dentro do app, em Stories ou no Feedalém de GIFs, figurinhas e filtros relacionados ao evento.

A conscientização será apresentada por 5 personagens fictícios — “Senha”, “Bloquear”, “BFF”, “Denunciar” e “Ocultar”—, interpretados por criadores de conteúdo conhecidos pelo público adolescente na plataforma: Malena (@malena), Duda Pimenta (@dudapimenta), Igor Cavalari (@igao) e Thiago Marques (@mitico), Gloria Groove (@gloriagroove) e Enaldinho (@enaldinho).

Cada semana da campanha será protagonizada por um personagem diferente, e o ator publicará um IGTV e um Reels relacionado ao tema. Todos os vídeos, dicas e informações complementares sobre como usar as ferramentas poderão ser encontrados no site do evento.

O Instagram oferece ferramentas como o bloqueio de comentários de perfis específicos até o desativamento completo deste recursoO Instagram oferece ferramentas como o bloqueio de comentários de perfis específicos até o desativamento completo deste recursoFonte:  Divulgação/Instagram 

“O bem-estar dos jovens sempre foi uma prioridade para nós e queremos que eles se sintam confortáveis para se expressarem e se conectarem, especialmente em um momento de pouca interação presencial. A campanha #DeBoaNoInsta é uma forma divertida de educá-los sobre as ferramentas existentes no Instagram para ajudá-los a tomar controle de suas experiências online", disse Bernnardo Bonnard, líder de marketing de consumidor do Instagram Brasil.

Personagens foram criados para engajar a geração Z e deixar a campanha leve e divertidaPersonagens foram criados para engajar a geração Z e deixar a campanha leve e divertidaFonte:  Divulgação/Instagram 

Recursos recentes para combater conteúdos indesejados

Motivada por casos de racismo durante a final do Campeonato Europeu de Futebol, a rede social lançou no começo de agosto novos recursos para limitar comentários e solicitações de mensagens privadas, além de ter introduzido alertas mais severos aos usuários que publicam temas potencialmente ofensivos.

No mês passado, o Instagram também se preocupou com o público mais jovem da plataforma, tornando as contas de menores de 16 anos como privadas por padrão, limitando o alcance de anunciantes para este público e dificultando o acesso de contas com "comportamento potencialmente suspeito" aos perfis de adolescentes — função inicialmente disponível apenas no Japão, Estados Unidos, Austrália, França e Reino Unido.