Veja como colocar o link do WhatsApp no Instagram

2 min de leitura
Imagem de: Veja como colocar o link do WhatsApp no Instagram
Imagem: StockSnap
Avatar do autor

O Instagram se tornou uma ferramenta muito importante para manter comércios e contatos profissionais durante o período de isolamento da pandemia de covid-19. Funcionando como uma vitrine virtual, a plataforma permitiu que muitos empreendedores pudessem manter seus negócios, e serviu como uma nova oportunidade para aqueles que perderam seus empregos, durante a crise.

É importante que as informações de contato estejam atualizadas e bem dispostas, de forma que seus clientes possam contactar os serviços de maneira rápida. Neste tutorial, o TecMundo vai ensinar como adicionar o botão exclusivo para WhatsApp na página de perfil do Instagram e como gerar o link curto https://wa.me/, confira;

Como adicionar o botão "WhatsApp" no seu Instagram

1. Entre em seu perfil e selecione “Editar perfil”;

2. Mude para conta profissional;

Para adicionar o WhatsApp como opção de contato, é preciso ter uma conta profissional. Do passo 2 ao passo 6 ensinaremos como realizar a mudança. Caso sua conta já seja de empresa ou criador de conteúdo, pule para o passo número 7.

Importante: o processo de tornar sua conta profissional, irá transformá-la em “pública” automaticamente. Se sua conta for privada e tiverem solicitações para seguir, todos se tornarão seguidores, assim que o processo for finalizado.

Passos 1 e 2, respectivamente (Fonte: TecMundo)Passos 1 e 2, respectivamente (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

3. Selecione “Continuar”;

4. Escolha a categoria em que seu perfil se encaixa e selecione “Concluir”;

Passos 3 e 4, respectivamente (Fonte: TecMundo)Passos 3 e 4, respectivamente (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

5. Escolha entre “Criador de conteúdo” ou “Empresa”, conforme o que melhor se adequar ao seu perfil, e selecione “Avançar”;

6. Clique em “Editar perfil”, mais uma vez;

Passos 5 e 6, respectivamente (Fonte: TecMundo)Passos 5 e 6, respectivamente (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

7. Na aba de editar o perfil, clique na opção “Exibição do perfil”;

8. Nas opções de contato, selecione “Telefone do WhatsApp Business”;

Passos 7 e 8, respectivamente (Fonte: TecMundo)Passos 7 e 8, respectivamente (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

9. O número pré-cadastrado deverá aparecer, caso não, preencha na caixa abaixo e selecione “Enviar código”;

10. Você receberá uma notificação do Facebook Business no seu WhatsApp. Preencha o código no espaço reservado e passe para o próximo passo;

Passos 9 e 10, respectivamente (Fonte: TecMundo)Passos 9 e 10, respectivamente (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

11. Após o código ser verificado, o seu WhatsApp estará cadastrado! Volte para a página de exibição do perfil;

12. Escolha a opção “Exibir as informações de contato”;

Passos 11 e 12, respectivamente (Fonte: TecMundo)Passos 11 e 12, respectivamente (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

13. Volte para a página de edição do perfil e selecione “Concluir”;

14. O botão dedicado para o WhatsApp deverá aparecer para os seus seguidores;

Passos 13 e 14, respectivamente (Fonte: TecMundo)Passos 13 e 14, respectivamente (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

Como criar o link curto https://wa.me/

No aplicativo do WhatsApp Business, entre em “Configurações”, selecione “Ferramentas comerciais” e arraste a tela até o final. Ao encontrar a opção “Link curto”, um link será gerado. Copie e cole na sua bio do Instagram ou compartilhe com quem desejar.

Caso não tenha o aplicativo Business, basta você escrever na barra de url o número com o código do país (+55 no Brasil), DDD e o telefone em seguida. Por exemplo, considerando um número fictício (91234-5678) com DDD 22, o link ficaria https://wa.me/5522912345678.

Passo a passo para o link curto direto do WhatsApp Business (Fonte: TecMundo)Passo a passo para o link curto direto do WhatsApp Business (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

O Instagram se tornou uma ferramenta muito eficiente nas áreas de Marketing Digital e Publicidade. A plataforma possui muitos recursos para anúncios pagos, métricas de desempenho dos posts e ferramenta para vendas. Para melhorar o desempenho de sua página, saiba como utilizar o Facebook Business — o gerenciador de anúncios do Instagram — e como colocar preço nas fotos de seus produtos.