TikTok limita uso do app por crianças para 40 minutos na China

1 min de leitura
Imagem de: TikTok limita uso do app por crianças para 40 minutos na China
Imagem: Yicai Global/Reprodução

A ByteDance, proprietária da versão chinesa do Tiktok chamada Douyin, apresentou um novo 'Modo Jovem' para crianças menores de 14 anos em uma postagem no blog da companhia no sábado (18). A nova função limita o uso do aplicativo por apenas 40 minutos por dia e impede o acesso entre às 22h e 6h.

O anúncio ocorre no momento em que a China reprime o uso de tecnologia por adolescentes. No mês passado, chineses menores de 18 anos foram proibidos de jogar videogame durante a semana e o tempo de jogo foi restringido a apenas uma hora às sextas-feiras, fins de semana e feriados.

O novo Modo Jovem é aplicável a usuários registrados com seus nomes reais usando o sistema de autenticação do país, que passou a exigir a verificação com uma identificação governamental a partir do ano passado. A ByteDance também está pedindo aos pais que concluam a autenticação das crianças que ainda não o fizeram.

Para impedir que as crianças burlem o sistema, a ByteDance também abriu um programa de recompensa por bug. Quem identificar alguma vulnerabilidade, poderá receber "um cartão de livro no valor de 2.000 yuans (cerca de R$ 1,6 mil)".

No mês passado, o TikTok também adicionou limites nas notificações e no download de vídeos para usuários adolescentes em todo o mundo. No entanto, essas restrições não são tão severas quanto as implementadas na China.

Aplicativo para crianças

TikTok chinês incluiu funções educativas para crianças e adolescentes. (Fonte: ByteDance/Reprodução)TikTok chinês incluiu funções educativas para crianças e adolescentes. (Fonte: ByteDance/Reprodução)Fonte:  ByteDance/Reprodução 

A empresa argumenta que este é mais um passo para reduzir os problemas de dependência digital entre as crianças. Desde 2018, o app Douyin lançou várias medidas de proteção para menores, como travas de tempo, modelos juvenis, plataformas pai-filho, linhas de atendimento ao cliente e manuais para pais, para atualizar e otimizar produtos continuamente, informa o blog da ByteDance.

Em 2021, o app incluiu funções como canais de descoberta, coleções e assinaturas. Em um novo esforço para adequar o uso infantil do aplicativo, o Douyin apresentará conteúdo com curadoria para crianças, incluindo experimentos, exposições em museus e galerias e a paisagem natural da China.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.