menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Facebook, WhatsApp e Instagram vão banir contas ligadas ao Talibã

O Talibã é considerado uma organização terrorista pela lei dos EUA e terá suas contas e conteúdos banidos das plataformas do Facebook, Instagram e WhatsApp

Avatar do(a) autor(a): Giovana Pignati

schedule17/08/2021, às 13:41

Facebook, WhatsApp e Instagram vão banir contas ligadas ao TalibãFonte:  Fast Company 

Imagem de Facebook, WhatsApp e Instagram vão banir contas ligadas ao Talibã no tecmundo

Nesta terça-feira (17), menos de 48h depois do Talibã tomar a cidade de Cabul, no Afeganistão, um porta-voz do Facebook anunciou que a plataforma banirá contas e conteúdos de apoio à organização nas plataformas da empresa. Dessa forma, não serão permitidos conteúdos relacionados no Facebook, Instagram e, "sempre que possível", no WhatsApp.

Segundo o porta-voz, em entrevista à Fast Company, o Talibã é sancionado como uma organização terrorista pela lei dos Estados Unidos. Sendo assim, eles foram banidos dos serviços da plataforma, conforme preveem as políticas contra Organização Perigosa do Facebook. 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

"Também temos uma equipe dedicada de especialistas no Afeganistão, são falantes nativos de dari e pashto e têm conhecimento do contexto local, ajudando a identificar e nos alertar sobre questões emergentes na plataforma", concluiu.

(Fonte: Zurijeta/iStock/Fast Company/Reprodução)(Fonte: Zurijeta/iStock/Fast Company/Reprodução)

O Facebook têm trabalhado contra a disseminação de fake news e para controlar os conteúdos sensíveis em sua plataforma, tarefa esta que se torna mais fácil no próprio Facebook e no Instagram. 

Quanto ao WhatsApp, a tecnologia de criptografia ponta a ponta não permite que a empresa tenha conhecimento das informações que estão sendo compartilhadas. O porta-voz do Facebook anunciou que, caso a empresa descubra que o Talibã está utilizando canais da plataforma, irá tomar as medidas cabíveis.