Facebook rebate críticas de Biden por desinformação sobre covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Facebook rebate críticas de Biden por desinformação sobre covid-19
Imagem: Pixabay/Reprodução

O Facebook reagiu às críticas do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que não estaria fazendo o suficiente para impedir a disseminação de notícias falsas sobre as vacinas em suas redes sociais. A plataforma sugeriu ter feito mais esforços que o governo americano para promover os imunizantes.

A companhia mencionou que duas bilhões de pessoas tiveram conhecimento sobre a eficácia das vacinas por meio do Facebook. A plataforma afirma ainda que 3,3 milhões de americanos usaram a sua ferramenta para localizar os postos de vacinação.

"Os dados mostram que 85% dos usuários do Facebook nos Estados Unidos foram ou desejam ser vacinados contra a covid-19", disse Guy Rosen, vice-presidente de integridade da empresa. "A meta do presidente Biden era que 70% dos americanos fossem vacinados até 4 de julho. O Facebook não é o motivo pelo qual essa meta foi perdida", argumenta.

Críticas ao Facebook

Biden vem elevando as críticas sobre o papel das redes sociais na disseminação de notícias falsas durante a pandemia. (Fonte: Embaixada dos EUA no Brasil/Reprodução)Biden vem elevando as críticas sobre o papel das redes sociais na disseminação de notícias falsas durante a pandemia. (Fonte: Embaixada dos EUA no Brasil/Reprodução)Fonte:  Embaixada dos EUA no Brasil/Reprodução 

As críticas ao Facebook ressaltam que os veículos conservadores e líderes de extrema direita associados ao movimento antivacina dominam a lista diária dos dez principais posts da rede social, segundo dados da plataforma levantados por um colunista do New York Times.

Recentemente, um relatório do Centro para Combater o Ódio Digital (CCDH) apontou que um grupo de 12 pessoas no Facebook é responsável por 73% das informações falsas divulgadas sobre os imunizantes, o que ajudou o governo americano a elevar as críticas ao modo como age a rede social.

Biden chegou a afirmar que plataformas como o Facebook "estão matando pessoas ao permitir a desinformação da vacina contra covid-19 em seus serviços". As críticas também foram feitas pelo secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, que pediu um maior controle sobre as fake news divulgadas nas redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.