Twitter libera uso de chave de segurança como único método de 2FA

1 min de leitura
Imagem de: Twitter libera uso de chave de segurança como único método de 2FA
Imagem: Unsplash

Usuários do Twitter já podem utilizar chaves de segurança como o único método de autenticação de dois fatores (2FA) para aumentar a proteção de suas contas na plataforma. A novidade, que havia sido anunciada em março, começou a valer a partir dessa quarta-feira (30), tanto nos dispositivos móveis quanto na versão web do serviço.

Segundo a rede social, as chaves de segurança físicas são a “forma mais eficaz de manter sua conta do Twitter segura”, trazendo vantagens em relação a outros métodos 2FA. Na autenticação por SMS ou aplicativo, por exemplo, é necessário o envio de um código verificador que pode ser interceptado por cibercriminosos.

Já com as chaves físicas, que possuem recursos de proteção integrados, isso é mais difícil de acontecer. Segundo a empresa, os dispositivos usam os padrões de segurança FIDO e WebAuthn, sendo capazes de diferenciar sites legítimos de páginas mal-intencionadas, bloqueando as tentativas de phishing.

Habilitando a chave de segurança no app do Twitter.Habilitando a chave de segurança no app do Twitter.Fonte:  Twitter/Divulgação 

É importante ressaltar que o método está disponível na rede de microblog desde 2018. Porém, funcionava apenas no acesso pelo navegador e exigia que as contas possuíssem outra forma de autenticação de dois fatores habilitada. Posteriormente, a função chegou aos apps para Android e iOS, mas ainda não podia ser utilizado como único meio de proteção.

Ativando as chaves de segurança

Ideal para quem precisa de uma proteção ainda maior para a sua conta no Twitter, a chave de segurança física pode ser adicionada na seção “Segurança e acesso à conta”, no menu “Configurações” da rede social. Primeiro, é necessário habilitar o método de autenticação em duas etapas por SMS ou app.

Na sequência, abra a opção “Chave de segurança”, clique em “Começar” e insira a chave na porta USB do dispositivo ou sincronize-a via Bluetooth ou NFC. Em seguida, toque no botão que aparece na chave e siga as instruções na tela para finalizar a configuração.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.