Facebook lança rival do Clubhouse para podcasts e áudio ao vivo

1 min de leitura
Imagem de: Facebook lança rival do Clubhouse para podcasts e áudio ao vivo
Imagem: Facebook/Divulgação
Avatar do autor

O Facebook iniciou oficialmente a partir desta segunda-feira (21) a implementação das Live Audio Rooms, salas de bate-papo apenas por áudio dentro da rede social. A plataforma é uma versão da casa para o Clubhouse e os Espaços, também já lançados pelo Twitter.

Segundo o Facebook, a ideia é "descobrir, ouvir e participar de conversas ao vivo com figuras públicas, especialistas e outros sobre tópicos nos quais você está interessado". Até 50 pessoas podem ser liberadas para falar em cada sala, um poder que cabe apenas ao anfitrião selecionar, sendo que o número de ouvintes é ilimitado.

As Live Audio Rooms surgem no feed para quem está interessado.As Live Audio Rooms surgem no feed para quem está interessado.Fonte:  Facebook 

Salas ao vivo vão aparecer não apenas em um espaço dedicado no aplicativo, mas também no feed de notícias, caso algum dos seus contatos esteja envolvido. Os participantes podem interagir com as reações da rede social ou "levantar a mão" para solicitar o poder de fala.

Além de lazer e aprendizado, um dos objetivos pensados para as salas é servir de explicação para eventos de doação, como projetos sem fins lucrativos ou levantamento de verbas para algum objetivo. Além disso, é possível enviar pequenos pagamentos em forma de Estrelas para ser considerado um ouvinte da "primeira fileira", sendo notado mais facilmente pelos participantes.

A interface das salas.A interface das salas.Fonte:  Facebook 

O recurso foi liberado somente para o iOS e nos Estados Unidos até o momento. Além disso, por enquanto, apenas "figuras públicas e grupos selecionados do Facebook" podem criar salas, mas qualquer usuário pode entrar e participar. A expansão das funções para mais pessoas está prevista para as próximas semanas, incluindo a chegada de novas funções.

Podcasts

Outra adição em termos de áudio que era esperada pela comunidade é a chegada dos primeiros podcasts na plataforma. Uma curadoria selecionada já está disponível para ser reproduzida direto da rede social, por enquanto também limitada a alguns criadores de conteúdo e apenas usuários dos EUA.

Podcasts no Facebook.Podcasts no Facebook.Fonte:  Facebook 

Os podcasts são reproduzidos em um "miniplayer" ou em tela cheia, podendo rodar inclusive com a tela do celular desligada. É possível até reagir e comentar a cada episódio em uma página de comunidade. Para os próximos meses, a rede social prometeu recursos como legendas em tempo real e a possibilidade de fazer "cortes" para compartilhamento.

Ao menos por enquanto, não há previsão para expansão de ambas as funcionalidades para outros países.

Facebook lança rival do Clubhouse para podcasts e áudio ao vivo