O que é Twitter Spaces?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Twitter Spaces?
Avatar do autor

O Spaces é um novo recurso do Twitter que permite que seus usuários criem salas de bate papo em áudio ao vivo, de modo que as conversas podem ser abertas para que todos na sala falem ou controladas de acordo com o desejo do moderador da sala.

Em 2020, o Twitter realizou alguns testes de tweets de voz, o que parece ter sido o primeiro passo para o que é hoje o Twitter Spaces, que, por sua vez, chega em um momento bem oportuno, com a popularização de apps como Clubhouse, que apresenta proposta similar, mas até o momento só está disponível para dispositivos iOS.

Porém, diferente do Clubhouse que atualmente utiliza convites para o ingresso de novos usuários, o Twiiter Spaces, que está em um estágio experimental, deve ficar disponível em breve para todos usuários da rede social, aparecendo como mais uma alternativa de interação no app da rede social.

Segundo o Twitter, mesmo que no momento um usuário do Twitter no iOS ainda não possua acesso ao recurso, caso seja convidado por outro usuário o acesso ao Spaces é liberado automaticamente para que seja possível interagir na sala indicada. A empresa não informou quando o recurso deve estar disponível para usuários do sistema Android.

Ferramenta para convidar participante no Twitter Space.Ferramenta para convidar participante no Twitter Space.Fonte:  Reprodução/Twitter 

Quem controla as conversas no Spaces?

No Twitter Spaces, o dono da sala pode convidar outros usuários que também possuam conta no Twitter para conversar, mas não necessariamente precisam ser seus seguidores, de modo que o convite para sala pode ser enviado por meio de uma mensagem direta, pelo link da sala ou mesmo por um tweet do moderador. Uma proposta similar ao que é encontrado no Discord por exemplo, que é mais uma plataforma de comunicação, muito utilizada por streamers e jogadores online.

O moderador por sinal possui diversas ferramentas para controlar quem tem o direito de falar nas salas, assim como mecanismos para bloquear ou excluir usuários de uma conversa. No quesito segurança, o Twitter Spaces deve oferecer ferramentas para denúncias e bloqueios de usuários que não se comportem adequadamente, o que é uma medida de segurança que visa inibir comportamentos tóxicos na plataforma.

Além de voz, emojis

As conversas no Twitter Spaces também vão contar com algumas opções de emoji de acordo com um tweet do perfil do recurso. Mas ao menos inicialmente, as opções de emojis são bem limitadas, com um total de seis interações. Outro detalhe importante é que, as mensagens só podem ser observadas enquanto a sala estiver aberta, pois, uma vez que o moderador encerrar a sala, todo o conteúdo postado ficará indisponível.

O Twitter ainda não informou uma data para que o recurso seja disponibilizado para todos os usuários da rede social, mas comunicou que ao menos inicialmente, o recurso está disponível apenas para um pequeno grupo de usuários no iOS, permitindo assim que a rede social obtenha um feedback para implementação do recurso para  os demais usuários.

O que é Twitter Spaces?