Como encontrar grupos no Telegram

2 min de leitura
Imagem de: Como encontrar grupos no Telegram
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Telegram, mensageiro concorrente do WhatsApp, é conhecido por inúmeros recursos, entre eles a ferramenta de pesquisa, que permite aos usuários encontrar outros usuários, bots, canais de voz e, é claro, grupos. Essa opção é considerada essencial por quem utiliza o aplicativo.

Embora nem todos saibam, também é possível recorrer a um site externo para encontrar chats coletivos. A seguir, ensinaremos como pesquisar grupos utilizando esses dois métodos.

Buscar grupos pelo aplicativo

A forma mais prática e rápida é pelo próprio aplicativo, disponível para dispositivos Android e iOS.

Passo a passo para encontrar grupos no Telegram pelo aplicativo.Passo a passo para encontrar grupos no Telegram pelo aplicativo.Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 1: abra o Telegram e toque sobre o campo de busca, localizado na parte superior da tela.

Passo 2: digite palavras-chave relacionadas ao que deseja encontrar e clique em "Buscar". Se você pretende entrar em um chat coletivo sobre jogos, músicas ou filmes, por exemplo, basta escrever essas palavras ou digitar o nome de criações específicas.

Passo 3: toque sobre um dos resultados e, para participar do grupo, selecione a opção “Entrar” na parte inferior da tela.

Como encontrar grupos por sites?

Caso você não obtenha sucesso ou esteja no desktop, também é possível fazer a busca usando este link (que é, pelo que verificamos, a opção mais eficaz). Acesse o endereço da web pelo celular ou pelo computador e, em seguida, acompanhe o passo a passo abaixo:

Passo 1: no campo de busca "Group Search", faça o mesmo processo do tutorial anterior, digitando palavras-chave ligadas aos grupos de seu interesse, e clique na lupa.

s  (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 2: deslize a tela para conferir os resultados. É possível filtrá-los para mostrar apenas canais, grupos ou bots. Para tanto, desmarque as caixas de seleção ao lado de "Channel" e "Bot", deixando somente a opção "Group" selecionada, e clique no botão "Filter".

a  (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 3: caso prefira, é possível encontrar grupos a partir de categorias. Para isso, retorne à página inicial, role a tela para baixo e selecione a categoria de que mais gosta. Essa ação exibirá uma série de resultados, portanto filtre os grupos como ensinado anteriormente.

a  (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 4: para entrar em um grupo, seja pela busca, seja por meio das categorias, clique sobre um dos resultados.

a  (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 5: na página do grupo escolhido, toque no botão "Join Group".

a  (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 6: isso o levará a uma nova janela, com mais detalhes sobre o chat. Para participar efetivamente, confirme a ação selecionando a opção mais uma vez e... pronto!

Além desses métodos, é possível acessar grupos do mensageiro por um QR Code. Em uma matéria anterior, nós do TecMundo explicamos essa possibilidade com mais detalhes. Para acessar essas informações, clique aqui!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.