Quais são as diferenças entre grupos e canais no Telegram?

3 min de leitura
Imagem de: Quais são as diferenças entre grupos e canais no Telegram?
Imagem: Pplware Sapo/Reprodução

O Telegram tem dois recursos que, embora sejam parecidos, apresentam objetivos muito diferentes. Estamos falando de grupos e canais, que chamam atenção por seu amplo alcance. Os primeiros funcionam de forma parecida com os grupos do WhatsApp, com a diferença de que comportam até 200 mil membros; os canais, por sua vez, servem para transmitir mensagens para grandes públicos e podem ter uma quantidade ilimitada de inscritos.

Mas as diferenças entre esses recursos não acabam por aí. Para evitar possíveis confusões, o Telegram esclareceu a função de cada um deles, como você pode conferir a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Telegram: grupos versus canais

(Pplware Sapo/Reprodução)

Segundo a empresa, os grupos foram desenvolvidos para o compartilhamento de mensagens com amigos e familiares ou para a comunicação entre pequenas equipes de trabalho. Apesar desse objetivo, eles podem assumir uma dimensão muito maior, como citado. Para fins de comparação, um grupo no WhatsApp suporta até 256 participantes. Se estiver em busca de um alcance maior, o usuário terá que recorrer à ferramenta "Lista de Transmissão", que permite o envio de mensagens para todos os contatos do celular.

Devido à possibilidade de reunir 200 mil pessoas em um único grupo, o Telegram dispõe de mais ferramentas do que o concorrente. Isso inclui a possibilidade de alterar a privacidade do grupo, ocultar mensagens antigas do histórico e nomear administradores com privilégios granulares. Também é possível fixar mensagens no topo da tela para que todos os membros possam visualizá-las.

Já os canais se assemelham à Lista de Transmissão do WhatsApp, mas com um alcance muito maior. Como já destacado, eles podem ter um número ilimitado de inscritos. Além disso, quando se publica em um canal, a mensagem não inclui as credenciais do usuário, e sim o nome e a foto do canal, com um teor "mais público". Para permitir o monitoramento do alcance, o aplicativo exibe um contador de visualizações na mensagem.

Canais públicos e privados: qual é a diferença?

O canal do TecMundo é um exemplo de canal público, através do qual você tem acesso às notícias publicadas no site.O canal do TecMundo é um exemplo de canal público pelo qual você tem acesso às notícias publicadas no site.

Os canais, assim como os grupos, podem ser públicos e privados, mas apresentam algumas particularidades que merecem atenção especial. Os canais públicos podem ser facilmente encontrados e acessados na busca do Telegram; já os canais privados, também chamados pelo app de "sociedades fechadas", não aparecem na busca.

Nesse caso, o usuário somente consegue acesso por meio de um link de convite para o canal ou se for adicionado pelo criador. Vale destacar que canais privados com links disponíveis publicamente são tratados como canais públicos.

Canais públicos são muito utilizados por criadores de conteúdo, donos de cursos online e pessoas que querem dividir conhecimentos. Eles têm um link t.me (como o https://t.me/tecmundooficial, canal do TecMundo), que pode ser compartilhado e publicado em qualquer lugar.

Comentários nos canais do Telegram

  (Christian Wiediger via Unsplash/Reprodução)

Para aumentar a interação entre os usuários, o Telegram adicionou um botão de comentários aos posts dos canais, mas só é válido para aqueles que têm um grupo de conversa vinculado. Os comentários ficam disponíveis nos tópicos e são encaminhados ao grupo de conversa, assim todos se mantêm atualizados sobre o assunto.

Os usuários que não forem membros do grupo de conversa do canal receberão notificações das respostas a seus comentários em um chat chamado "Respostas". Caso você tenha um canal e queira ativar essa funcionalidade, basta acessar o menu "Configurações do Canal" e tocar em "Conversa".

Como criar grupos e canais no Telegram?

(Freepik/Reprodução)

Para criar um grupo no Telegram, basta seguir o passo a passo a seguir.

Caso tenha um iPhone, o primeiro passo é criar uma mensagem. Para tanto, toque no ícone no canto superior direito em "Chats". Em seguida, selecione a opção "Novo Grupo". Se seu dispositivo for Android, clique no ícone circular de lápis na lista de chats e escolha "Novo Grupo". A opção também está disponível na versão para desktop, bastando selecionar o botão de menu no canto superior esquerdo.

Para criar um canal, use o mesmo caminho. Contudo, em vez de escolher "Novo Grupo", clique em "Novo Canal".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.