Como descobrir quantas pessoas visitaram seu Instagram

3 min de leitura
Imagem de: Como descobrir quantas pessoas visitaram seu Instagram
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Instagram se tornou, gradativamente, uma rede social permeada por métricas e ferramentas comerciais; entre elas, está um recurso que informa quantas pessoas visitaram o perfil nos últimos 7 dias. Embora nem todos saibam, é possível ter acesso a essa e outras informações, mesmo não sendo uma empresa ou um criador de conteúdo.

Essa métrica, que está disponível de forma nativa no aplicativo, é especialmente útil para acompanhar o desempenho do perfil quanto ao conteúdo que está sendo produzido. E isso vale não apenas para quem trabalha com a rede social, mas para qualquer um que tenha interesse nesse tipo de análise.

Como ver quantas visitas o perfil teve?

A  (Unsplash)

Embora seja útil para uma vasta gama de usuários, o número de acessos ao perfil faz parte do recurso Insights, que somente é exibido para contas profissionais. Assim, contanto que a conta seja comercial, basta acessar a página “Perfil”, e a informação é automaticamente mostrada na parte superior da tela, logo abaixo do nome de usuário. É possível ver o número de acessos em 7 dias, mas o Instagram não identifica quais perfis visitaram a conta.

Caso queira verificar outras métricas, basta clicar sobre o número de visitas ou ir até Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Insights. Feito isso, é possível inclusive ver em quais dias da semana houve “mais audiência” no perfil e comparar os números com o histórico de interação registrado. Para isso, basta clicar em “Atividade” na página “Insights”.

Outras métricas do Instagram

a  (Unsplash)

Pelo Insights, o usuário tem uma visão ampla de como as pessoas reagem às postagens. Entre as diversas métricas disponíveis, está alcance da conta, impressões, interações com o conteúdo, número total de seguidores, além do desempenho de cada postagem (o que inclui todas as modalidades da rede social, como stories, IGTV e reels).

O Instagram ainda detalha o perfil de seus seguidores, informando as principais localizações dessas pessoas, faixa etária, gênero, horários de maior atividade, entre outros. O usuário da conta profissional também tem acesso a alguns recursos extras:

  • Botões de ação — Permitem adicionar o botão de “Ligar” e “Enviar e-mail” ao administrador da conta;
  • Anúncios — Possibilitam a criação e a configuração de anúncios para atingir públicos segmentados;
  • Categoria — Ao criar um perfil profissional, é possível escolher a categoria, que pode ser “blogueiro”, “figura pública”, “jornalista”, entre outras opções.

Como ter um perfil comercial?

a  (Unsplash)

Já vimos que, para acessar tais métricas, é preciso ter um perfil comercial (mesmo que seja essencialmente pessoal). Isso pode ser feito de duas formas: “convertendo” o perfil pessoal ou criando um perfil profissional independente.

Como criar um perfil comercial com sua conta

Antes de qualquer coisa, é preciso que o perfil seja público. Caso você tenha uma conta privada, basta acessar Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Configurações > Privacidade > Conta pública (localizada na seção "Privacidade da conta", logo no início da página). Feito isso, siga o passo a passo:

Passo 1: acesse a aba “Perfil” e clique no símbolo de três traços na parte superior da tela para abrir o “Menu”.

Passo 2: toque no botão “Configurações” e, depois, em “Conta”.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 3: role a página até encontrar a opção “Mudar para conta profissional” e toque nela. Confirme a ação em “Continuar”.

Passo 4: agora é o momento de escolher a categoria da conta. Entre as opções disponíveis, estão blog pessoal, blogueiro, coach pessoal, agência de mídia social, chef pessoal, serviço de escrita, assistente pessoal, serviço local, compras e varejo. Selecione a que mais se adequa a seu perfil e escolha se a categoria ficará pública. Por fim, toque em “Concluir”.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 5: informe a finalidade da conta, se será empresarial ou de criação de conteúdo. Feito isso, toque em "Avançar".

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Ao fim do processo, o Instagram dará metas que visam melhorar seu desempenho na rede social, como seguir outros perfis, realizar postagens e convidar amigos. Isso, contudo, não é obrigatório e pode ser ignorado.

Como criar um perfil comercial independente

Caso queira criar um perfil comercial independente sem alterar sua conta pessoal, basta seguir o caminho Perfil > Menu (indicado por três traços, no canto superior direito) > Configurações > Conta. Em seguida, role a página até o fim e selecione a opção “Adicionar nova conta profissional”.

Aqui, há a necessidade de informar um número de telefone ou e-mail para vincular ao novo perfil. Ademais, basta seguir as instruções do Instagram.

É importante destacar que o app pode levar algum tempo para reunir métricas referentes ao perfil, então, caso o número de visitas ou outras informações não apareça imediatamente, fique tranquilo. Por fim, vale lembrar que sempre é possível retornar ao perfil pessoal e tornar a conta privada, caso mude de ideia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.