Como proteger seu WhatsApp adicionando um e-mail à conta

2 min de leitura
Imagem de: Como proteger seu WhatsApp adicionando um e-mail à conta
Imagem: Unsplash/Reprodução
Avatar do autor

A confirmação em duas etapas do WhatsApp, embora seja um recurso opcional, é recomendada por especialistas e até pela própria empresa. De modo geral, trata-se de um mecanismo de segurança que impede o acesso não autorizado às contas, mesmo quando a senha é comprometida.

Verificação em 2 etapas

Uma vez que o recurso for ativado, o aplicativo realizará verificações a cada 72 horas para garantir a segurança da conta, solicitando que o usuário digite o código PIN estabelecido. Se alguém estiver tentando invadir a conta, esse número será solicitado com o intuito de dificultar o processo, por isso é de extrema importância que você nunca forneça o código para outras pessoas.

Além disso, caso haja algum problema, a recuperação da conta é facilitada pelo recurso, visto que há um e-mail vinculado. A seguir, confira detalhadamente como ativar o serviço e adicionar um e-mail à conta.

Como adicionar o e-mail ao WhatsApp

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 1: abra o WhatsApp e, na aba “Configurações”, selecione a opção “Conta”. Em seguida, toque no botão “Confirmação em duas etapas”. Para adicionar um e-mail à conta, é necessário ativar o recurso, então selecione “Ativar”.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 2: essa ação abrirá uma janela para a criação de um PIN de 6 dígitos que será solicitado periodicamente e quando você registrar o número de telefone no WhatsApp novamente. Informe um código e confirme-o.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 3: será solicitado um e-mail válido. De modo geral, isso serve para proteger a conta e redefinir o PIN caso você o esqueça. Informe um endereço de e-mail e confirme-o.

Como alterar o PIN da conta?

Quando a confirmação em duas etapas estiver habilitada, você poderá alterar o PIN seguindo o mesmo caminho. Confira abaixo.

Passo 1: acesse Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas. Feito isso, toque em "Mudar PIN".

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 2: insira o código de 6 dígitos e, na aba seguinte, informe-o mais uma vez para confirmar a ação.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Pronto! Com esses passos simples e rápidos, você consegue alterar sua senha.

Como alterar o e-mail?

Ainda é possível alterar o e-mail vinculado à conta do WhatsApp. Felizmente, o processo de alteração é tão intuitivo quanto o anterior.

Passo 1: acesse Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas e toque em "Mudar endereço de e-mail".

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 2: insira o novo e-mail e, na aba seguinte, informe-o mais uma vez para confirmar a ação.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Lembre-se de sempre inserir um e-mail válido, afinal ele será utilizado se você esquecer seu PIN ou enfrentar algum problema de segurança na conta.

Como desativar o recurso?

Apesar de esse recurso adicionar uma "camada extra" de segurança à conta do WhatsApp, é possível desativá-lo. Para tanto, siga o passo a passo a seguir:

Passo 1: acesse Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas e toque na opção "Desativar", exibida em vermelho.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 2: uma pequena janela será exibida no canto inferior da tela. Para confirmar a ação, selecione a opção "Desativar" mais uma vez.

É válido lembrar que, se você tiver sua conta bloqueada por algum motivo, é possível resolver esse problema acionando o WhatsApp. Nesse caso, acesse "Configurações", toque em "Ajuda" e, por fim, na opção "Fale Conosco". Nessa aba, descreva o problema e insira capturas de tela que ilustrem a situação. Uma vez finalizada essa etapa, toque em "Avançar" para enviar a solicitação.