Instagram implementa medidas de proteção para menores de idade

1 min de leitura
Imagem de: Instagram implementa medidas de proteção para menores de idade
Imagem: Instagram
Avatar do autor

Nesta terça-feira (16), o Instagram anunciou a chegada de novas medidas de proteção para usuários menores de idade, em uma postagem de seu blog oficial. Com a mudança, a interação entre jovens e adultos será mais limitada e a plataforma passará a exibir avisos de segurança incentivando cautela com desconhecidos.

Nesse contexto, o Instagram impedirá que adultos enviem mensagens diretas para usuários menores de idade que não os seguem e exibirá uma notificação explicando que o recurso não está disponível para determinadas contas. Caso o usuário menor de idade aceite entrar em contato com um adulto, ele poderá receber mensagens de incentivo para "ter cuidado ao compartilhar fotos, vídeos ou informações com alguém desconhecido".

As mensagens de segurança serão exibidas para usuários menores de idade quando interagirem com adultos que "possuem um comportamento suspeito", segundo as diretrizes do Instagram. Sem muitos detalhes, a postagem exemplifica que atitudes como "mandar muitas solicitações de amizade ou mensagem direta para usuários com menos de 18 anos" podem ser consideradas potencialmente suspeitas.

Em adição as mensagens, opções para restringir, reportar ou bloquear o usuário adulto identificado como suspeito serão exibidas.

Opções de resposta nas Mensagens Diretas entre menores de idade e adultos. (Fonte: Instagram / Reprodução)Opções de resposta nas Mensagens Diretas entre menores de idade e adultos. (Fonte: Instagram / Reprodução)Fonte:  Blog do Instagram 

Por fim, a postagem também afirma que o Instagram está atualmente trabalhando em maneiras de "dificultar" a interação entre os adultos "potencialmente suspeitos" e menores de idade de diversas outras maneiras. Segundo os exemplos citados, a medida pode impedir que os adultos restritos encontrem usuários com menos de 18 anos nas seções de Usuários Sugeridos, Explorar e Reels, além de automaticamente ocultarem seus comentários para determinadas contas.

As mudanças serão apoiadas pelo novo sistema de Inteligência Artificial, ainda em desenvolvimento, do Instagram. Seu objetivo será identificar usuários que tentaram enganar a idade mínima — de 13 anos — para criar uma conta e também encontrar padrões de atividades suspeitas, como mencionado anteriormente, visando promover mais segurança na plataforma.

As novas diretrizes já foram liberadas em alguns países não especificados pelo Instagram, mas devem chegar em todo o mundo em breve, segundo a postagem.

Instagram implementa medidas de proteção para menores de idade