Instagram vai suspender e apagar contas que enviam ofensas por DM

1 min de leitura
Imagem de: Instagram vai suspender e apagar contas que enviam ofensas por DM
Imagem: Pixabay

O Instagram anunciou nesta quarta-feira (10) uma mudança na moderação do conteúdo enviado em mensagens privadas (DMs) na plataforma. A novidade foi tema de uma postagem no blog oficial da rede social.

A partir de agora, não tem mais conversa: perfis que forem pegos enviando mensagens abusivas ou caracterizadas como discurso de ódio a outros perfis serão deletados do serviço. Caso essa seja a primeira vez que a pessoa é advertida, ela será impedida de enviar outros recados por algum tempo. Em caso de reincidência, a conta é removida.

Além disso, a plataforma vai ampliar os mecanismos de identificação de fakes gerados para esse tipo de prática. Ela se comprometeu em suspender contas novas e falsas, criadas somente para enviar uma enxurrada de mensagens ofensivas a outros usuários.

Tarefa árdua

Casos de racismo no futebol inglês foram citados pelo Instagram como um dos episódios mais recentes que motivaram a mudança de política. Além das medidas internas, a plataforma vai entrar em contato com autoridades policiais quando possível, começando a partir do Reino Unido.

Como as DMs têm o conteúdo privado, o Instagram não consegue impedir o envio de muitos conteúdos ofensivos em relação a religião, etnia, aparência ou afiliação política. Entretanto, a empresa trabalha em filtros, configurações personalizadas para usuários de alta relevância e ferramentas de Inteligência Artificial que identificam certos termos e padrões de envios sucessivos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.