Instagram poderá ocultar número de curtidas do autor da postagem

1 min de leitura
Imagem de: Instagram poderá ocultar número de curtidas do autor da postagem
Imagem: Pexels

Na última sexta-feira (5), Adam Mosseri, chefe do Instagram, publicou um vídeo em sua conta do Twitter se retratando por um caso ocorrido na plataforma. O problema em questão se trata do "novo recurso" que oculta o número de curtidas em postagens até mesmo para seus autores, que supostamente estava em fase de testes, mas foi liberado por engano para alguns influenciadores.

Parte dos criadores de conteúdo do Instagram que testaram o recurso ficaram bastante insatisfeitos, já que a mudança remove uma importante variável na análise de desempenho de suas publicações. A gravidade do ocorrido aumenta ao considerar que a maior parte da renda destes profissionais é proveniente de parcerias e postagens pagas, promovidas por marcas e empresas, na plataforma.

Isso se torna um fator maior de preocupação justamente pela maneira que essas entidades avaliam seus possíveis parceiros e retornos econômicos, utilizando métricas de engajamento gerado em cada conta e publicação no Instagram — tipicamente medidas por curtidas, comentários e compartilhamentos.

No tuíte, Mosseri afirma que o recurso foi implementado acidentalmente na conta de alguns usuários mas que, de fato, o Instagram está testando maneiras de ocultar ou exibir o número de curtidas nas postagens conforme a preferência do autor. Apesar de ter sido rapidamente resolvida pela equipe de suporte, a breve aparição da mudança foi suficiente para causar alarde e polarização entre os instagrammers.

O tema, entretanto, não é novidade entre os usuários da plataforma. No passado, o número de curtidas já havia sido ocultado para os seguidores e demais contas — com exceção do autor. A justificativa da decisão, na época, era a promoção de um ambiente mais saudável e menos competitivo.

Embora não se saiba ao certo o motivo por trás da nova atualização, é inegável que o Instagram vem implementando diversos novos recursos a cada versão. Nesse contexto, vale ressaltar que a mudança na exibição de curtidas ainda não tem previsão de lançamento — ou confirmação de que será realmente implementada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.