Twitter lança 'Birdwatch' para auxiliar no combate às fake news

1 min de leitura
Imagem de: Twitter lança 'Birdwatch' para auxiliar no combate às fake news
Imagem: Twitter / TechSpot
Avatar do autor

Nesta segunda-feira (25) o Twitter anunciou a chegada do "Birdwatch", um conjunto de ferramentas dedicado ao combate de tuítes com informações enganosas e notícias falsas. O novo sistema, baseado em colaboração coletiva dos usuários, permite a sinalização de postagens enganosas e adição de notas com informações corretas e contextualizadas.

Ainda em fase de testes, com um pequeno grupo de participantes, o Birdwatch recebeu um site dedicado onde os usuários interessados podem se cadastrar para fazer parte do programa — o registro é feito utilizando as próprias credenciais de acesso do Twitter. A empresa explica, contudo, que ainda testa a viabilidade e eficácia da implantação deste sistema. Assim, os recursos da ferramenta ainda não podem ser visualizados no site principal da rede.

A postagem oficial no blog do Twitter detalha a visão da empresa sobre a ferramenta: "Acreditamos que essa abordagem tem o potencial de responder rapidamente quando informações enganosas se espalham, adicionando um contexto no qual as pessoas confiam e consideram valioso," comenta. Segundo o Twitter, a medida busca evitar a dicotomia das medidas semelhantes adotas em outras redes sociais, onde as postagens são apenas categorizadas como "verdadeiras" ou "falsas".

Inicialmente, o Birdwatch estará disponível somente para usuários norte-americanos com número de celular e e-mail verificados, sistema de autenticação em duas etapas ativado e sem violações recentes no Twitter. O recurso ainda não tem previsão de chegada no Brasil.

Twitter lança 'Birdwatch' para auxiliar no combate às fake news