Facebook lança botão “Limpar histórico” para seus dados coletados

1 min de leitura
Imagem de: Facebook lança botão “Limpar histórico” para seus dados coletados

Nesta terça-feira (28), o Facebook anunciou que está lançando globalmente uma ferramenta que pretende aumentar a privacidade dos usuários, dando a eles mais autonomia sobre o uso de seus dados coletados por apps de terceiros e compartilhados com a rede social de Mark Zuckerberg. Trata-se de uma área chamada “Atividade fora do Facebook”, que foi incluída no menu de Configurações do app móvel, na seção “Informações da conta”.

O recurso “Atividade fora do Facebook” permite que os usuários vejam quais os dados que outros apps instalados no dispositivo estão compartilhando com o Facebook, com a possibilidade de apagar todos eles de uma vez, por meio do botão “Apagar histórico”.

"Atividade fora do facebook". (Fonte: CNET/Reprodução)

A ferramenta “Apagar histórico” foi anunciada pela primeira vez em 2018, mas só começou a ser disponibilizada a partir de agosto de 2019, somente para alguns países. A partir de hoje (28), o recurso, do jeito como foi implementado, foi lançado para todos os usuários.

Apesar do nome, o histórico do rastreio de dados compartilhados por apps terceiros não é deletado efetivamente: ele é desvinculado da sua conta, porém é mantido nos servidores da plataforma. Ao menos, foi o que o site divulgou em agosto do ano passado.

Invasão de privacidade?

O Facebook diz que usa os dados coletados por outros apps para oferecer anúncios personalizados e de maior interesse para seus usuários. Mesmo que os usuários deletem o histórico desses dados rastreados, o número de anúncios não vai diminuir, eles apenas se tornaram menos personalizados. De qualquer forma, esses anúncios ainda podem se basear em outras características, como as informações dos seus contatos.

Além disso, a rede social continua a rastrear suas atividades mesmo que sua conta seja desativada, na esperança de que você a reative e volte a receber anúncios personalizados. O novo recurso permite que você desative o rastreamento de dados futuros, antes de apagar o histórico atual.

O Facebook sempre é criticado pela forma intrusiva pela qual rastreia os dados dos usuários gerados em outros aplicativos. Recentemente, foi apontado que alguns apps de gerenciamento de ciclos menstruais enviam esses dados sensíveis para o Facebook.

Se você optar por deletar o seu histórico de dados rastreados, os apps vinculados ao Facebook serão deslogados da sua conta. Você poderá fazer o login novamente, sem maiores problemas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.