Facebook anuncia ferramentas para reduzir 'conteúdo problemático' de grupos

1 min de leitura
Imagem de: Facebook anuncia ferramentas para reduzir 'conteúdo problemático' de grupos

O Facebook anunciou novas funcionalidades para evitar a disseminação de conteúdo problemático nas redes sociais da empresa na última semana. As medidas são parte da estratégia “remover, reduzir e informar”, lançada pela plataforma em 2016, após as eleições americanas. O plano envolve remover conteúdo que viola as políticas do Facebook, reduzir a disseminação do conteúdo problemático (mas que não viole os termos), e informar as pessoas com conteúdo adicional ao que aparece no feed.

Uma das principais novidades entre as medidas anunciadas pelo Facebook é a redução do alcance de grupos que repetidamente disseminarem conteúdo falso. A veracidade das informações será atestada por checadores independentes. A funcionalidade já foi implantada para usuários do mundo inteiro e a limitação à circulação de conteúdo considerado inapropriado também vale para o Instagram. Outra mudança é a implementação de um sinal para avisar que o conteúdo recebe uma quantidade desproporcional de atenção no feed do Facebook em relação ao seu desempenho fora da rede, funcionando como indicador de que a informação é de baixa qualidade.

(Reprodução/ Pexels)

Ainda em relação à qualidade das informações oferecidas aos usuários, o Facebook se comprometeu a fazer parcerias com especialistas de fora para descobrir novas formas de combater as notícias falsas de maneira mais rápida. A preocupação é que não há fact-checkers suficientes para investigar a veracidade de todas as informações duvidosas, sendo necessário desenvolver outras estratégias. A empresa menciona a possibilidade de desenvolver um sistema para isso e promete compartilhar as atualizações com o público.

Há outras ferramentas em teste nos Estados Unidos, como a possibilidade de oferecer a opção de contexto para imagens, trazendo informações adicionais sobre o conteúdo que os usuários recebem no feed. Relacionado ao botão de contexto, o Facebook já implementou indicadores de confiança sobre a publicação no conteúdo em inglês e em espanhol. A empresa também prometeu adicionar, em breve, mais informações sobre a qualidade de uma página e permitir que os usuários removam todas as postagens e comentários que fizeram em um grupo depois de sair deles. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.