Como desativar ou excluir a conta do Instagram

2 min de leitura
Imagem de: Como desativar ou excluir a conta do Instagram

Se você está cansado do Instagram ou anda preocupado com a sua privacidade e a exposição dos seus dados pessoais, é fácil apagar o seu perfil da rede de compartilhamento de fotos.

Caso você deseja apenas 'dar um tempo' da rede, o recomendado é desativar o perfil. Isso porque é possível voltar com ele após um tempo. Mas se a sua decisão é a exclusão permanente da conta, também temos a solução. Acompanhe!

Passo a passo de como excluir a sua conta do Instagram

Ao realizar as ações abaixo você irá excluir o seu perfil no Instagram de maneira definitiva. Ou seja, não é possível desfazer e recuperar a conta após um período estipulado pela rede social.

No computador

1. Acesse a página de exclusão de conta do Instagram e, se não estiver logado, entre em seu perfil;

2. Justifique a exclusão respondendo à pergunta "Por que você está excluindo a sua conta?" com as alternativas a seguir.

3. Insira sua senha do Instagram para confirmar a solicitação e clique em "Excluir minha conta permanentemente" no fim da página – esse processo não é reversível. Quando você exclui sua conta permanentemente, todas as suas fotos, interações com outros usuários e seguidores são perdidos, não podendo ser recuperados. Além disso, não é possível usar o mesmo nome de usuário caso você decida fazer uma conta nova depois da exclusão.

No celular

1. Abra o aplicativo e, se não estiver conectado, faça login;

2. Entre na aba do seu perfil e clique nos três risquinhos, posicionados no canto superior direito da tela;

3. Na página que aparecer, escolha o menu “Configurações”;

4. Selecione a opção “Conta”;

5. Em seguida, opte por “Excluir conta”;

6. Novamente, clique em “Excluir conta” e, então, faça o mesmo processo descrito na exclusão de conta pelo computador.

Passo a passo de como desativar a sua conta do Instagram

Agora, se você só quer respirar por alguns dias e depois voltar à atividade na rede de fotos e vídeos, é possível desativar a conta e reverter a ação quando desejar. Veja:

No computador

1. Pelo seu navegador de internet, acesse Instagram.com, depois insira o seu usuário e a sua senha;

2. Em seguida, acesse seu perfil clicando na sua foto ou no ícone localizado no canto direito. Em seguida, clique em "Editar perfil" (ao lado do seu nome de usuário);

3. Então, desça a rolagem para encontrar a opção "Desativar minha conta temporariamente".

4. Escolha uma das razões para você estar desativando sua conta, insira sua senha novamente para confirmar o processo e clique em "Desativar conta temporariamente".

No celular

1. Entre no seu perfil, clique nos três riscos no canto superior direito e escolha "Configurações";

2. Assim como no processo de excluir a conta pelo celular, já citado acima, clique em "Conta" e depois em "Excluir conta";

3. Agora, escolha a opção "Desativar conta";

4. Escolha o motivo da ação e escreva sua senha para finalizar.

Ao desativar sua conta, suas fotos, seus vídeos e suas curtidas ficarão ocultos. Para reativá-la, basta fazer login por meio do aplicativo ou do site do Instagram.

Em quantos dias a conta do Instagram é excluída? 

Em 30 dias após as ações de exclusão permanente. Assim, evite de entrar na conta nesse período se a ideia for deixar a rede de lado. Lembre-se: não é possível recuperar a conta depois disso, o que inclui fotos, vídeos, mensagens e qualquer atividade feita na plataforma. 

O tutorial foi útil? Para outros conteúdos como esse, basta continuar de olho aqui no TecMundo. Todos os dias publicamos matérias sobre tecnologia, ciência e entretenimento!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.