Facebook quer colocar criptografia ponta a ponta no Messenger e Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Facebook quer colocar criptografia ponta a ponta no Messenger e Instagram

De acordo com informações vindas do The New York Times, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, tem planos de adicionar criptografia de ponta a ponta no Messenger e também no Instagram Direct. Assim como no WhatsApp, a novidade trará mais segurança às mensagens compartilhadas nos apps, mas também servirá para outro propósito.

Segundo o jornal, a iniciativa vem do próprio CEO da empresa e tem um objetivo maior: unir as três plataformas de chat. Com todos os serviços trazendo a mesma criptografia, os usuários poderiam enviar e receber mensagens em uma rede formada pelos três apps.

Um representante do Facebook falou com o jornal e disse que a ideia ainda está em desenvolvimento. A estimativa é de que os planos só comessem a sair do papel em 2020. “Como era de se esperar, há muita discussão e debate enquanto começamos o longo processo de descobrir todos os detalhes de como isso funcionará”, disse a empresa em um comunicado.

Apesar da intenção de unir as mensagens em uma grande rede que compartilha informações entre os aplicativos, o Facebook planeja manter cada uma das plataformas independentes. Ou seja, todos os apps devem continuar funcionando como atualmente após a mudança.

Imagem: Facebook Newsroom

Com a integração entre os apps, também é possível que mais recursos sejam compartilhados entre as plataformas. A função de backup do WhatsApp para o Google Drive ou iCloud, amplamente popular entre os usuários, pode acabar indo parar no Messenger e Instagram Direct, por exemplo.

Além disso, pode ser que os problemas legais e polêmicas geradas pela criptografia de ponta a ponta no WhatsApp também passem a acontecer nos outros apps do Facebook.

O recurso garante que apenas os participantes de uma conversa possam acessar o conteúdo da mensagem trocada, o que é ótimo pelo lado da segurança. Por outro lado, a tecnologia tem sido apontada como uma das armas para a difusão de notícias falsas, já que é difícil rastrear a fonte dos envios.  Para tentar contornar o problema, o WhatsApp tem diminuido cada vez mais o número de mensagens que podem ser encaminhadas dentro da plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.