7 métodos de impedir que os outros fucem a sua vida online

4 min de leitura
Imagem de: 7 métodos de impedir que os outros fucem a sua vida online

Quando você sai de casa, muito provavelmente fecha as portas, as janelas e tranca com cadeado cofres e gavetas nas quais guarda objetos valiosos ou de grande estima para você. Entretanto, embora se protejam na vida real, muitas pessoas se esquecem de manter os mesmos cuidados na vida online.

O grande problema é que não são apenas os seus amigos que têm acesso à página do seu perfil em uma rede social. Por padrão, as opções iniciais da maioria das redes permitem que qualquer pessoa possa visualizar as suas informações principais, incluindo fotos e vídeos, e é justamente aí que mora o problema.

Ficar atento às configurações de privacidade e pensar duas vezes antes de publicar informações que dão margem para pessoas mal-intencionadas roubarem você pode ampliar a sua segurança na rede e garantir que dados importantes da sua vida pessoal não sejam acessados por qualquer um. Confira algumas dicas para impedir que desconhecidos fucem demais em sua vida online.

Pense antes de postar

A página da rede social é sua e você pode escrever o que bem entender. Porém, se for se expressar de maneira crítica em relação aos seus professores, seus familiares ou mesmo os seus empregadores, saiba que, de alguma forma, eles poderão ler a informação.

Se você estiver preparado para as consequências, vá em frente. Agora, caso não queira se incomodar, reflita antes: a informação que você vai publicar é mesmo tão importante assim a ponto de você comprar uma nova briga? Em muitas horas, o silêncio é a maior virtude que você pode ter.

Use controles de privacidade

Redes sociais como o Orkut e o Facebook contam com opções personalizadas para que suas mensagens, fotos e vídeos não caiam em mão erradas. A maneira mais comum de manter o sigilo das informações que você compartilha é criar grupos de amigos e, ao postar, selecionar quais deles você deseja que vejam as mensagens.

Para aqueles que não pretendem discriminar os amigos por grupos, uma solução é fechar o perfil para visualizações externas, mantendo acesso livre apenas para aquelas pessoas que você adicionou como sendo dignas da sua amizade.

Informações pessoais são uma arma

Algumas informações não precisam ser compartilhadas toda hora, nem mesmo entre os seus amigos. É o caso de números de telefone, documentos pessoais, contas bancárias e outros dados confidenciais.

Também não é uma boa ideia divulgar endereços residenciais, do trabalho e relatórios de quanto você ganhou ou gastou. É divertido compartilhar seu dia a dia com outras pessoas, mas dados exatos podem fazer com que você exponha sua vida financeira, por exemplo, despertando a atenção de bandidos.

Sua vida profissional

Manter uma rede de contatos profissionais em suas redes sociais é uma excelente oportunidade de conquistar um bom emprego. Facebook, Twitter e até mesmo o Orkut são utilizados nos dias de hoje pelos empregadores para conhecer um pouco mais sobre a sua personalidade antes que você possa ser contratado.

Se esse é o seu caso, encare a página do seu perfil como um cartão de visitas e seja cuidadoso antes de escrever certas coisas. Preste atenção também aos lugares para onde você manda seus currículos. Disponibilizar seus dados em qualquer site pode trazer dores de cabeça, com a exposição de números de telefone e outras informações pessoais em páginas de busca.

Pense nos outros

De nada adianta você ser cuidadoso em relação a isso se os seus amigos não seguem a mesma regra. Por isso, oriente-os quanto às suas preferências em se tratando de fotos e vídeos na internet. Não há nada mais constrangedor do que ser marcado em fotos que denunciam algo que você não gostaria de expor publicamente.

Caso isso aconteça com você, não hesite em entrar em contato com o autor da postagem e solicitar a remoção do conteúdo. É melhor deixar suas intenções claras de maneira sincera do que enfrentar problemas posteriores por conta disso.

Cuidado redobrado em computadores compartilhados

Você fez tudo certinho no mundo virtual, mas se esqueceu de que está no computador da faculdade, na casa de um amigo ou mesmo usando o notebook dos seus pais. Verifique se as senhas dos serviços que você utilizou não ficaram salvas no computador.

De posse delas, qualquer pessoa pode ter acesso a tudo aquilo que você tentou proteger. Fique de olho também no histórico de navegação. Caso tenha acessado alguma página comprometedora, não se esqueça de apagá-la. Dessa forma, você garante que ninguém vai se intrometer onde não é chamado.

Salas de bate-papo

Na atualidade, as salas de bate-papo já não são tão populares como foram antigamente, mas isso não significa que os adeptos do serviço tenham sumido. É muito comum durante uma conversa que você seja convidado a dizer alguns dos seus dados pessoais e precise fornecer um endereço de mensageiro para continuar a conversa.

Em vez de enviar logo de cara o seu email principal, que você utiliza para sua comunicação no dia a dia, prefira um endereço secundário, voltado única e exclusivamente para essa finalidade. Afinal, muitas vezes quem está do outro lado quer apenas mais um contato de email para fins nada éticos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.