Vai viajar nas férias? Confira as dicas do Baixaki

7 min de leitura
Imagem de: Vai viajar nas férias? Confira as dicas do Baixaki

O mês de julho chegou e, para muitos, este é o mês das férias. Para os estudantes é o tempo de desafogar a cabeça dos estudos e curtir a vida por aí. Muitos vão viajar e aproveitar o mês de forma intensa em alguma outra parte do mundo diferente daquela em que vive constantemente.

Contudo, antes de arrumar as malas é importante ficar atento a uma série de dicas que a equipe do Baixaki elaborou para quem pensa em pegar a estrada (ou a ponte aérea) em mais um mês de julho.

Antes de sair de casa...

Fique atento a algumas coisas que podem ser verificadas antes de sair de casa para evitar problemas. Se você fez reserva no hotel ou então de um carro, uma boa ideia é imprimir os comprovantes para levá-los também na mão. Você já deve ter ouvido por aí que vale mais pecar por excesso do que por omissão.

Outra coisa importante é não se prender sempre ao eletrônico. Levar uma caneta e um bloco de notas (de papel, não o do Windows)  não fará mal a ninguém e ainda pode ajudar na hora em que você precisa anotar algo e não conta com notebook, nem tablet,  nem  celular.

Prepare-se antes da viagem

Notebook na mala

Se você não pretende fazer um retiro espiritual longe da civilização no melhor estilo andarilho sem rumo , então considere a ideia de levar o notebook. Mas aí você se pergunta: “Para que um notebook se eu estou de férias?”.

Bem, ninguém espera ter problemas e preocupações durante uma viagem de férias, contudo, é sempre bom ter um PC por perto para algum caso de emergência profissional. E outra, com Skype e MSN você pode se manter em contato (com áudio e vídeo) com todos os parentes e amigos que não viajaram junto e, convenhamos, é sempre bom ter notícias de casa.

Além disso, quem tem espaço limitado na máquina fotográfica pode usar o HD do laptop para guardar fotos tiradas. Outra utilidade é o Google Maps, afinal, ele já chegou a quase todos os lugares  e você tem na web uma excelente ferramenta para se localizar em qualquer lugar do mundo.

Conexão com a internet

Se você possui um modem 3G e vai ficar pelo Brasil, seus problemas com conexão estão praticamente resolvidos.  As principais redes de telefonia móvel atuam em todo o território nacional e você não deve ter problemas para acessar a internet de qualquer local que possua sinal para telefone celular.

Além disso, em caso de viagens internacionais você pode optar por internet 3G via cartão. Dê uma boa pesquisada sobre o seu destino e verifique quais operadoras oferecem esse tipo de serviço para não ficar desligado do mundo enquanto passeia.

Na falta de internet 3G, você pode recorrer às redes sem fio presente em shoppings, hotéis e bibliotecas. Contudo, antes de acessar uma rede, certifique-se de que o computador está preparado para manter a segurança e a privacidade de seus dados. Você obtém dicas de como encontrar uma rede sem fio e também de cuidados que deve tomar nos seguintes artigos:

Encontre pontos de rede wireless em poucos minutos
Cuidados para acessar hotspots Wi-Fi com segurança

Se não der certo nenhuma das opções citadas acima, você pode recorrer aos cafés e lan-houses espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Em um momento de urgente necessidade de acesso à rede mundial de computadores, esses locais são de grande utilidade.

Bateria

Quando se fala de notebook não há como não falar das baterias! Não se esqueça de colocar o carregador na mochila e evite usar a energia da bateria sempre que houver uma tomada disponível por perto. Isso contribui para que você não fique na mão, sem bateria, em um momento de real necessidade.

Transporte

Outro ponto muito importante é o transporte do aparelho. Como se sabe, laptops não podem ser carregados em qualquer sacola, pois isso aumenta as chances de dano por quedas e esbarrões. Uma bolsa para notebooks ou então uma mochila com compartimento específico para tal são as melhores opções.

Cuidado para transportar o notebook

Vale lembrar também que não é aconselhável despachar aparelhos como notebook, tablets e celulares. Sempre que possível, carregue-os com você para evitar possíveis transtornos com extravios e danos. Mas, se não der para levar como bagagem de mão, tenha anotado o modelo e o número de série do equipamento para conferência posterior.

Alternativas

Se o notebook for um item dispensável em sua lista, prefira algo mais compacto, como um netbook. Pesa menos na mochila e acaba tendo os mesmos propósitos do “primo rico”.

O Baixaki possui uma série de artigos tratando de assuntos que podem ser aplicados a quem vai viajar e deseja levar o equipamento (ou para quem vai comprar um para levar na viagem!):

Carregue seu notebook com conforto e segurança
Como prolongar a bateria do seu notebook?
Quer comprar um notebook? Pesquise
Dez coisas que você precisa saber antes de comprar um notebook
Comprei um notebook, e agora Baixaki?
Dicas para comprar seu primeiro netbook
Guia de Compras: Netbooks
Kit Básico: programas que não podem faltar no seu netbook

E o celular?

Muitas dicas do notebook se aplicam ao celular (seja ele um smartphone ou não). Contudo, nesse ponto temos um aspecto diferenciado, principalmente para quem vai viajar para fora do Brasil. Fora do país, às vezes sai mais em conta adquirir um novo chip (o SIM Card) para inserir no aparelho.

Procure uma banca de revista ou a loja de alguma operadora local para ter um novo número, livrar-se dos valores absurdos cobrados por deslocamento para usar o telefone em outro país e ainda possuir um meio de se comunicar com outras pessoas que viajam juntocom você, mas se separaram em algum momento.

Smartphones

Os smartphones podem ser de grande ajuda também durante viagens, internacionais ou não. Com a crescente gama de aplicativos para celulares que dão dicas de hotéis, restaurantes e pontos turísticos, além de mapas rodoviários, conversores monetários e etc.

Independente do modelo do seu aparelho, uma coisa é fato: jamais esqueça o cabo para transmissão de dados! Primeiro pelo fato de que com ele é possível enviar e baixar músicas ou outros itens de um PC e salvar no computador as fotos e vídeos feitos com o aparelho.

Smartphones são muito úteis durante a viagem

Segundo porque normalmente os aparelhos podem ter sua bateria recarregada via USB, o que ajuda você a evitar ficar sem bateria. Aliás, por falar em bateria, lembre-se sempre de levar o carregador do aparelho, pois quanto mais aplicativos do telefone são usados, mais energia é gasta.

Outros aplicativos para smartphones funcionam como GPS, dando uma incrementada no Google Maps e permitindo que o aparelho guie você, avisando onde virar e para qual direção fica tal endereço e tudo o que um GPS pode fazer. Além disso, na falta de um smartphone equipado com isso, um GPS tradicional é de grande ajuda para se deslocar em locais desconhecidos.

Veja alguns aplicativos para celular que podem ser úteis para quem vai viajar:

GOL Mobile  - Economize tempo com este pequeno app que permite efetuar o check-in nos principais aeroportos do Brasil (iPhone).
Apontador Rodoviário - Perdido no meio da estrada? Este aplicativo pode ajudar você a encontrar o caminho certo (iPhone).
WorldMate (s60) - Torne suas viagens mais simples com este guia completo. Voos, previsões, fusos e até conversores monetários! (Symbian).

Precaver-se é preciso

Adaptador de tomada

Não feche a mala antes de terminar o artigo, pois ainda restam algumas dicas para você, viajante. Para não ter problemas com os diferentes plugues de tomada, é importante levar um adaptador. Compre um que se encaixe em seu carregador de celular, notebook, câmera digital ou tablet e leve-o para garantir que não ficará sem bateria por causa incompatibilidade das tomadas.

Fones extras

Leve fones extrasNotebook, celular e MP3 player. Ambos fazem uso de fones de ouvido e com certeza você não quer ficar sem ouvir uma boa música enquanto viaja. Para isso, não deixe de levar fones de ouvido extras (um par é o suficiente) para o caso de extravio ou dano ao equipamento, afinal, ninguém precisa ouvir a mesma música que você e os fones são indispensáveis para isso.

Cabo de transferência de dados

Assim como o cabo de transferência de dados do celular é algo que não se pode deixar para lá, o do MP3 player, do iPod ou de qualquer outro dispositivo do gênero também não. Antes de sair de casa, carregue o equipamento com músicas, mas não se esqueça do cabo para renovar sua lista de reprodução no caminho.

E para as crianças?

Crianças normalmente não se divertem com coisas de adulto, portanto, uma dica é levar um DVD player portátil, ou video games como PSP e NintendoDS. Os tablets, como o iPad, e notebooks, também podem ser fonte de distração e diversão para os pequenos, sempre impacientes e ávidos por brincadeiras.

Estas foram as dicas do Baixaki. Que você faça uma boa viagem e, quando retornar, poste imagens e informações sobre os locais que visitou no Eu Já Fui!. Não deixe de compartilhar mais dicas com os demais usuários nos comentários do artigo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.