Carros elétricos: como funciona a cadeia produtiva desses automóveis?

5 min de leitura
Imagem de: Carros elétricos: como funciona a cadeia produtiva desses automóveis?
Imagem: GettyImages

Os carros elétricos deixaram de ser uma realidade distante, para hoje ser possível encontrá-los circulando pelas ruas de várias cidades. Entretanto, eles não estão provocando mudanças apenas no trânsito, já que a cadeia produtiva desses automóveis também vem transformando o setor automobilístico.

Dada a preocupação com as mudanças climáticas e até mesmo o conforto com a mobilidade, os carros elétricos surgiram como uma resposta promissora. Afinal, além de deixar o ar mais limpo, ele também representa avanços tanto para os motoristas quanto para as montadoras.

Pensando nisso, abordamos a seguir alguns elementos que mostram o quanto a produção desses carros vem se transformando ao longo dos anos. Confira!

Setor de carros elétricos deve movimentar ainda mais a indústria automobilística pelos próximos anos.Setor de carros elétricos deve movimentar ainda mais a indústria automobilística pelos próximos anos.Fonte:  GettyImagesReprodução 

Reaquecimento do setor de mobilidade elétrica

O primeiro ponto a ser considerado quando falamos em carros é que a indústria sofreu um forte abalo com a pandemia da Covid-19. Por conta das medidas restritivas, diversas fábricas foram obrigadas a fechar as portas temporariamente, o que também comprometeu a produção de carros.

Para se ter uma ideia, muitos dos empregos perdidos ao longo de três anos foram parcialmente recuperados em 2022. Esse fato refletiu, inclusive, nas vendas. Afinal, tínhamos diversos modelos antes considerados básicos, que agora estão valorizando mais que o normal por conta da falta de componentes.

Porém, o maior interesse nos carros elétricos e o retorno da produção de veículos em montadoras ao redor do globo, pode fazer com que esse tipo de automóvel dispare em vendas. Aliás, países como China e alguns da Ásia-Pacífico devem registrar um aumento significativo no número de carros fabricados.

Escassez de navios barra a importação dos veículos elétricos

Um dos maiores problemas que as empresas de carros elétricos vêm enfrentando é: a falta de transporte marítimo que realiza a importação dos automóveis para o mundo. De acordo com a Quartz, houve um aumento na demanda e, por isso, não existem navios disponíveis.

E, com tudo isso, o valor da importação de veículos ainda subiu consideravelmente. Como consequência, temos um aumento no preço dos produtos. A China, uma das maiores importadoras de elétricos, já está trabalhando para reverter a situação.

Entretanto, as montadoras já estão se movimentando para que consigam – a longo prazo – serem donas dos seus próprios navios de transporte mundial. Um exemplo é a BYD, que supostamente investiu em uma embarcação especializada, que irá realizar a importação de seus veículos elétricos.

Popularização dos carros elétricos

O interesse pelos carros elétricos tem se tornado algo cada vez mais latente. Para se ter uma ideia, o site Portal Solar informou que, em 2022, os veículos do gênero representaram quase 15% das vendas globais, quase o dobro do que foi visto em 2019, antes da pandemia começar.

Entretanto, o mercado ainda deve enfrentar alguns desafios ao longo dos próximos anos, sendo o principal deles na transformação da força de trabalho. Como os carros elétricos contam com menos peças mecânicas, a linha produtiva deve passar por algumas mudanças com esse novo cenário.

Número de pessoas interessadas em adquirir carros elétricos tem aumentado cada vez mais ano a ano.Número de pessoas interessadas em adquirir carros elétricos tem aumentado cada vez mais ano a ano.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Como já era esperado, um dos setores mais afetados com essa mudança é o da produção de baterias. Por conta da alta demanda, novas fábricas estão surgindo, sendo que a capacidade produtiva avançou para 50% em 2022. A China segue como líder nesse mercado, mas outros países devem investir neste campo em um futuro próximo.

Aliás, vale dizer que é o setor de produção de baterias para carros elétricos que vem ajudando no crescimento da força de trabalho do setor automobilístico. Entretanto, a especialização ainda é um problema em diversos países (incluindo o Brasil), e muitas vezes as empresas precisam recrutar trabalhadores de outros pontos globais para ajudar neste quesito.

Principais mudanças na cadeia produtiva dos carros elétricos

Por ser um sistema teoricamente novo, é de se esperar que a produção de carros elétricos também passe por mudanças em sua cadeia produtiva – inclusive passe por desafios, como no caso dos navios para importar os veículos. A seguir, vamos listar cinco pontos que devem ser bastante impactados com tais alterações.

1. Produção dos componentes-chave

A fabricação de carros elétricos inicia-se com a produção dos componentes essenciais, como as baterias de íon de lítio. Nesse ponto, as mineradoras desempenham um papel crucial na obtenção de metais como o lítio, cobalto e níquel, elementos altamente associados a essa fase da cadeia produtiva.

2. Montagem e fabricação

Mão de obra especializada ainda será um dos maiores desafios das empresas que se arriscarem a trabalhar com carros elétricos.Mão de obra especializada ainda será um dos maiores desafios das empresas que se arriscarem a trabalhar com carros elétricos.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Ao entrar na linha de montagem, os componentes são cuidadosamente unidos para criar o veículo elétrico. Há diversas inovações tecnológicas nesse processo, com destaque para a automação e as práticas sustentáveis adotadas pelas principais fabricantes.

3. Infraestrutura de carregamento

Para que os carros elétricos se tornem uma opção viável, é fundamental desenvolver uma infraestrutura eficiente de carregamento. Por conta disso, é importante observar como as empresas estão trabalhando para expandir as redes de estações de carregamento, superando os desafios logísticos e incentivando a adoção massiva.

4. O desafio da reciclagem

Um aspecto muitas vezes esquecido da cadeia produtiva dos carros elétricos é o destino de seus componentes ao final de sua vida útil. Vale lembrar que há muitos debates sobre os desafios e as soluções emergentes para a reciclagem responsável de baterias e outros materiais, visando minimizar os impactos ambientais.

5. Impacto social e econômico

A ascensão dos carros elétricos não apenas redefine a indústria automotiva, mas também influencia a economia global e as dinâmicas sociais. Fechando essa abordagem, vale analisar como a transição para veículos elétricos cria empregos, redefine competências e impacta positivamente as comunidades locais.

Carros elétricos serão os responsáveis pela geração de milhares de postos de trabalho no mundo até 2030.Carros elétricos serão os responsáveis pela geração de milhares de postos de trabalho no mundo até 2030.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Projeções futuras para a mobilidade elétrica no mundo

Mesmo com todos os desafios, as expectativas para o setor de produção de carros elétricos são otimistas. Segundo a Agência Internacional de Energia, o número de empregos na indústria automotiva deve alcançar 12,7 milhões em 2030. E, evidentemente, o setor dos carros movido a eletricidade serão os responsáveis pela geração de muitos desses postos de trabalho.

Outro ponto importante está na adoção desse tipo de veículo pela população. Um estudo realizado pela consultoria Bain & Company, mostrou que até 2040, 77% dos veículos vendidos no mundo serão elétricoso que ajudará a aquecer ainda mais esse setor da indústria automotiva.

E você, já está se atualizando sobre o mercado de carros elétricos? Em caso positivo, dê uma olhada aqui em alguns modelos de veículo movidos a eletricidade para ficar atento em 2024. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.