Jovens se mostram mais atraídos pelos veículos elétricos

2 min de leitura
Imagem de: Jovens se mostram mais atraídos pelos veículos elétricos

Os carros elétricos estão deixando de ser uma tendência de nicho para se tornarem verdadeiros ícones de mobilidade, especialmente entre os jovens. A geração mais recente não apenas abraça a inovação tecnológica, mas também está comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Neste sentido, os veículos elétricos têm conquistado cada vez mais espaço entre os jovens, refletindo uma mudança significativa nas preferências e valores dessa geração. Diversos fatores contribuem para essa crescente atração dos jovens por veículos elétricos, e vale a pena explorar alguns deles.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um dos principais motivos é que os jovens estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais. Apegados a causas sustentáveis, enxergam nos carros elétricos uma alternativa mais amigável ao meio ambiente. A ausência de emissões diretas de poluentes e a redução da pegada de carbono associada aos veículos elétricos alinham-se aos valores ambientais dessa geração.

Por outro lado, a geração mais jovem é fortemente conectada à tecnologia e à inovação. E os modelos elétricos representam não apenas um avanço tecnológico, mas também uma mudança no paradigma da mobilidade. A integração de tecnologias inteligentes, como sistemas de entretenimento conectados e assistência à condução, torna esses veículos ainda mais atraentes para os jovens.

Carro elétrico para jovensJovens entre 25 a 34 anos estão dispostos a comprar carros elétricos.

A conectividade é uma parte integral do estilo de vida dos jovens. Carros elétricos vêm frequentemente equipados com sistemas de infoentretenimento avançados, integração com smartphones e atualizações de software over-the-air. Esses recursos alinham-se com a expectativa dessa geração de estar sempre conectada.

No primeiro semestre deste ano, a maior fabricante de veículos elétricos (NEV) da China, BYD, lançou seu novo modelo chamado Seagull. A montadora com sede em Shenzhen, província de Guangdong, informou no lançamento que o modelo teria como público-alvo jovens compradores urbanos de carros. O Seagull, com duas opções de alcance de 305 km e 405 km, possui uma linguagem de design que se concentra em diversão e individualidade.

Um estudo encomendado pela britânica Sogo Mobility, mostra que os jovens têm três vezes mais probabilidades de adquirir um carro elétrico do que motoristas mais velhos na Europa.

A pesquisa demonstrou que 59% dos motoristas com idades entre 18 e 24 anos têm maior probabilidade de substituir o seu carro atual por um elétrico do que há um ano. Conforme a faixa etária aumenta, contudo, a disposição em ter um modelo elétrico diminui. 

Ainda segundo o levantamento, 53% dos condutores entre 25 a 34 anos estariam dispostos a ter um carro elétrico. Entre os de 35 a 44 anos, são 40%, e os de 45 a 54 anos, 32%. Já entre os motoristas com mais de 55 anos, esse índice reduziu para 21%. 

Embora os carros elétricos possam ter um custo inicial mais elevado, muitos jovens consideram o custo total de propriedade ao longo do tempo. A eficiência energética dos carros elétricos, aliada à diminuição dos custos de manutenção e à crescente disponibilidade de incentivos governamentais, torna esses veículos mais acessíveis a longo prazo.

A preferência dos jovens por carros elétricos é impulsionada por uma combinação de consciência ambiental, afinidade com a tecnologia, considerações econômicas e atração pelo design e desempenho inovadores. Essa mudança de paradigma na escolha de veículos sinaliza uma transição para uma mobilidade mais sustentável e alinhada aos valores emergentes da sociedade contemporânea.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.