Uma revolução silenciosa: o futuro promissor dos carros elétricos

3 min de leitura
Imagem de: Uma revolução silenciosa: o futuro promissor dos carros elétricos
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por Marcos Nogueira.

Estamos testemunhando, nos últimos anos, uma mudança significativa no setor automotivo com a ascensão dos carros elétricos. Movidos pela necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis, os veículos elétricos estão rapidamente se tornando uma parte crucial da visão futura da mobilidade sustentável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste artigo, exploraremos as tendências e as perspectivas dos carros elétricos nos próximos anos, destacando os avanços tecnológicos, as mudanças na infraestrutura e os desafios que ainda precisam ser superados.

Mobilidade elétricaA Revolução Elétrica já está encaminhada, só precisa passar por alguns desafios.

Um estudo realizado pela consultoria Bain & Company, mostrou que até 2040, 77% dos veículos vendidos no mundo serão elétricos. Apesar de diversos países terem estabelecido 2035 como a data final para produção de modelos com motor a combustão, esse tipo de automóvel ainda terá espaço no mercado por mais algum tempo. Atualmente, os veículos elétricos leves respondem por 13% das vendas globais.

Ainda segundo o levantamento, ocorreram alguns saltos de vendas, em períodos determinados. Por exemplo, até 2025, o volume comercializado subirá apenas um ponto percentual e, a partir daí, o crescimento das vendas será brutal. Em 2030, o carro elétrico representará 35% das vendas mundiais. Número que saltará para 61% em 2035 e 77% em 2040.

A pesquisa ainda destaca que, essa escalada, no entanto, poderá ser ainda maior, dependendo do avanço das regulações, da tecnologia das baterias e da estratégia de produção das montadoras.

No entanto, para termos todo esse crescimento, precisamos transpor alguns desafios. Um dos maiores obstáculos para a adoção em massa de carros elétricos tem sido a autonomia limitada da bateria. Mas, pesquisas e desenvolvimentos contínuos estão tornando as baterias mais eficientes e duradouras. A expectativa é que, nos próximos anos, vejamos avanços significativos na densidade de energia das baterias, proporcionando uma autonomia ainda maior aos veículos elétricos.

A melhoria da infraestrutura de carregamento também é crucial para a popularização em massa dos carros elétricos.

A implementação de estações de carregamento ultrarrápidas e o desenvolvimento de tecnologias de carregamento sem fio são áreas de pesquisa em rápido crescimento, prometendo tempos de recarga mais curtos e uma experiência de carregamento mais conveniente. Os governos e as empresas estão investindo significativamente na expansão das redes de carregamento em todo o mundo.

A criação de uma infraestrutura robusta de estações de carregamento é essencial para eliminar a ansiedade de autonomia e incentivar os consumidores a fazerem a transição para veículos elétricosEmbora os custos das baterias tenham diminuído significativamente, os carros elétricos ainda podem ser mais caros no momento da compra em comparação com os veículos tradicionais movidos a combustíveis fósseis.

Estratégias para tornar os modelos elétricos mais acessíveis, como subsídios governamentais e avanços na produção em escala, são cruciais para superar esse desafio. A gigante chinesa BYD, pretende trazer para o Brasil, no primeiro trimestre de 2024, um novo modelo de carro elétrico, que será chamado por aqui de Dolphin Mini. Na China, o modelo se chama Seagull e já é sucesso de vendas. A montadora pretende vender o hatch por cerca de R$ 100 mil, se tornando o carro elétrico mais barato do país.

O futuro dos veículos elétricos é promissor, impulsionado por avanços tecnológicos, investimentos em infraestrutura e uma crescente conscientização ambiental. À medida que a indústria automotiva evolui, os carros elétricos estão se consolidando como uma alternativa viável e sustentável aos modelos tradicionais movidos a combustíveis fósseis.

A transição para uma frota de carros elétricos nos próximos anos não apenas redefine a maneira como nos locomovemos, mas também representa um passo significativo em direção a um futuro mais limpo e ecologicamente sustentável.

****

Marcos Nogueira, COO da GreenV, mobilitytech que desenvolve tecnologias inteligentes em mobilidade elétrica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.