6 carros elétricos para ficar de olho em 2024

5 min de leitura
Imagem de: 6 carros elétricos para ficar de olho em 2024
Imagem: GettyImages

O mundo está cada vez mais de olho na evolução dos carros elétricos, e ano após ano o número de pessoas que decide investir nesse modelo de veículo aumenta. Porém, muitos talvez não saibam quais modelos são os mais indicados, dada a quantidade de opções existentes no mercado.

Para quem está de olho nesse segmento e pretende investir em um carro elétrico em breve, confira abaixo algumas das melhores opções para ficar de olho em 2024. Confira!

1. BYD Seagull

BYD Seagull promete ser um dos carros elétricos mais acessíveis em 2024.BYD Seagull promete ser um dos carros elétricos mais acessíveis em 2024.Fonte:  Autoo/Reprodução 

O BYD Seagull ainda não chegou ao nosso mercado, mas já é anunciado como o carro elétrico mais acessível para o público.

Segundo certificações já emitidas pelo próprio Inmetro, ele deve contar com uma autonomia de aproximadamente 300 km com apenas uma carga. Somado a isso, esta alternativa também oferece 74 cv de potência, sendo capaz de alcançar 130 km/h de velocidade máxima.

Vale ressaltar inclusive que o veículo já foi visto em testes no Brasil, restando apenas saber se ele estará disponível por aqui com os dois modelos de bateria encontrados na China, seu país de origem: 30 kWh e 38,8 kWh.

2. Omoda E3

A Omoda é uma subdivisão da Chery que se prepara para estrear no Brasil.A Omoda é uma subdivisão da Chery que se prepara para estrear no Brasil.Fonte:  Autoo/Reprodução 

Quem acompanha o cenário dos carros elétricos talvez já tenha ouvido falar da Omoda, mas ela não é uma marca conhecida do grande público. De maneira breve, estamos falando de uma subdivisão da Chery, que se prepara para estrear em nosso país com o Omoda E3.

Sua proposta é chegar ao Brasil batendo de frente como modelos como o BYD Yuan Plus, trazendo um motor de 204 cv e 35,7 kgfm de torque. Ele também vem equipado com uma bateria de 61 kWh, sendo capaz de proporcionar a ele autonomia de 450 km no ciclo europeu WLTP.

3. Audi Q6 E-Tron

Recarga de 250 km em 10 minutos é um dos atrativos deste modelo de carro elétrico.Recarga de 250 km em 10 minutos é um dos atrativos deste modelo de carro elétrico.Fonte:  Autoo/Reprodução 

Esse é um modelo que talvez tenhamos que esperar um pouco mais para ver alguma unidade circulando em nosso país, pois a Audi confirmou que ele chega aqui no segundo semestre de 2024.

O Q6 E-tron é um SUV elétrico, e deve ser disponibilizado por aqui em versões de 387 cv e 489 cv, além de contar com uma das maiores autonomias vistas nessa lista: 600 km com apenas uma carga. Aliás, um de seus principais atrativos é a possibilidade de fazer uma recarga de 250 km em apenas 10 minutos.

4. Volvo EX30

Volvo EX30 é um dos carros elétricos que chegam ao Brasil em 2024 e já conta com preço definido.Volvo EX30 é um dos carros elétricos que chegam ao Brasil em 2024 e já conta com preço definido.Fonte:  Autoo/Reprodução 

A proposta da Volvo com o modelo EX30 é brigar com diversos modelos já existentes no mercado, até mesmo modelos como o Jeep Compass e o Honda ZR-V, que são a combustão.

Este é um carro elétrico que já possui um preço inicial confirmado, chegando a nosso país com preço inicial de R$ 219.950. Ele estará disponível por aqui no modelo com motor de 272 cv e 34,5 kgfm de torque, podendo ir de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão mais acessível e em 5,3 segundos no modelo com bateria maior.

5. Chevrolet Blazer EV

Blazer EV é um dos modelos para ficar de olho em 2024.Blazer EV é um dos modelos para ficar de olho em 2024.Fonte:  Autoo/Reprodução 

O Blazer EV é mais um modelo confirmado para chegar ao Brasil ao longo de 2024, sendo um dos carros elétricos nos quais você deve ficar de olho caso queira adquirir um no próximo ano.

Esse SUV elétrico apresenta um visual esportivo e vai contar com uma versão RS com tração integral, sendo um motor vinculado a cada eixo. Além disso, conta com uma autonomia de 449 km em uma única carga – valor obtido na medida pelo valor americano.

Já sobre o motor, ele tem potência de 560 cv (a maior dessa relação) e é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

6. BMW i5

BMW aposta em novo modelo de carro no Brasil com o BMW i5.BMW aposta em novo modelo de carro no Brasil com o BMW i5.Fonte:  City Magazine/Reprodução 

A BMW se prepara para trazer mais um modelo de carro elétrico para o nosso país em 2024: trata-se do BMW i5, que até o momento foi apresentado em duas versões: a eDrive40 e a M60 xDrive.

A opção eDrive40 conta com um motor elétrico que traciona as rodas traseiras, fornecendo 340 cv e torque de até 43,9 kgfm. Esse modelo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6 segundos, com uma velocidade máxima de 193 km/h e autonomia de até 582 km.

Já o M60 xDrive tem dois motores, sendo um em cada eixo, gerando até 598 cv de potência e torque de até 83,7 kgfm. Na aceleração, ele é capaz de alcançar 100 km/h em 3,8 segundos, além de contar com velocidade máxima de 230 km/h e autonomia de 516 km.

Carro elétrico vai ficar mais caro no Brasil em 2024?

Para quem já está com essa pergunta na cabeça, má notícia: a resposta para ela é positiva. No geral, um dos fatores que mais pode pesar sobre o peso de um carro elétrico no próximo ano é o seu imposto de importação, sendo capaz de elevar os valores em aproximadamente 20% em 2024.

Além disso, temos alguns fatores adicionais que podem pesar nessa balança quando falamos em preço. Confira a seguir:

  • Preço de commodities: itens como lítio e cobalto, usados na fabricação de baterias dos carros elétricos, estão ficando mais caros. Por consequência, esse aumento acaba repassado para o consumidor no preço final;
  • Custos de transporte: com o combustível cada vez mais caro, os custos de transporte também aumentam. Vale mencionar inclusive que carregar carros elétricos exige o uso de contêineres, que vem se tornando cada vez mais escassos;
  • Demanda: por fim, outro fator que pesa nessa balança é o aumento da procura por carros elétricos em nosso país. Com cada vez mais pessoas interessadas nesse modelo, a tendência é que essa busca acabe pressionando um pouco os preços para cima.

E você, está pensando em adquirir um carro elétrico em 2024? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do TecMundo, e aproveite também para ler sobre 8 dicas para viajar com carro elétrico em segurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.