Hyperloop One: empresa que ia criar transporte súper-rápido por túneis está fechando

1 min de leitura
Imagem de: Hyperloop One: empresa que ia criar transporte súper-rápido por túneis está fechando
Imagem: David Becker/Getty Images

A Hyperloop One, startup que ia criar um sistema de transporte por tubos de ar que pretendia alcançar 1.200 km/h, está sendo encerrada. Fundado em 2014 e tendo arrecadado cerca de US$ 450 milhões (cerca de R$ 2,1 bilhões) desde então, a companhia aproveitou uma ideia criada por Elon Musk.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pela Bloomberg. De acordo com o veículo, a Hyperloop One está vendendo os ativos, fechando os escritórios e demitindo os funcionários.

A marca será encerrada no final deste ano e a propriedade intelectual será transferida para a DP World, que é uma operadora portuária dona majoritária da startup.

A Hyperloop One tem uma pista de testes próximo de Las Vegas e o local estava sendo usado para o desenvolvimento da tecnologia.

Apesar da realização de alguns testes de sucesso, a empresa já vinha passando por problemas nos últimos anos. Além da saída de executivos importantes, a Hyperloop One foi abandonada pelo Virgin Group no ano passado.

O Virgin Group, que é um conglomerado do bilionário Richard Branson, decidiu sair do negócio depois que a Hyperloop One decidiu focar nos testes de transportes de cargas em ao invés de passageiros.

O transporte Hyperloop

O bilionário Elon Musk foi, em meados de 2013, o primeiro a conceber o projeto do meio de transporte chamado Hyperloop. No sistema, são utilizados trilhos magnéticos dentro de tubos selados com baixas pressões para mover as cápsulas em velocidades altíssimas.

A promessa é que a tecnologia poderia realizar transportes de passageiros a velocidades de até 1.200 km/h, comparada a velocidade de aviões comerciais.

Apesar de ser a principal empresa investindo na ideia, a Hyperloop One não era a única que gostaria de montar a espécie de super-trem. A HyperloopTT é uma companhia que chegou a prometer projetos para cidades brasileiras, por exemplo.

Além disso, o próprio Elon Musk parece que continua com a ideia na cabeça. Em publicação no X (antigo Twitter) no ano passado, o dono da Tesla disse que a Boring Company tentaria criar um projeto que funcionaria “nos próximos anos”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.