Táxi elétrico: carros sustentáveis oferecem o serviço em Curitiba

1 min de leitura
Imagem de: Táxi elétrico: carros sustentáveis oferecem o serviço em Curitiba
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

A cidade de Curitiba (PR) iniciou testes com táxi elétrico na sexta-feira (16), ação que pretende zerar as emissões de carbono no serviço de transporte público nas próximas décadas. O projeto é realizado pela prefeitura municipal, em parceria com a Renault, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Mobilize Beyond Automotive.

Neste primeiro momento, seis veículos movidos à energia elétrica vão circular pelas ruas da capital paranaense ao longo de seis meses. Todos eles são do modelo Renault Zoe E-Tech, estilizados com a cor laranja dos demais táxis do município, diferenciando-se pela tonalidade branca na capota e a inscrição “100% elétrico”.

Eles serão conduzidos por seis motoristas escolhidos para participar dos testes por sorteio. Os condutores terão direito a benefícios como isenção das taxas de outorga, dispensa de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR) e gratuidade na recarga — dois carregadores Wallbox Comander 2S 22 KW estão disponíveis na Rodoferroviária.

A frota inicial de táxis elétricos de Curitiba conta com seis carros.A frota inicial de táxis elétricos de Curitiba conta com seis carros.Fonte:  Prefeitura de Curitiba/Divulgação 

Os modelos participantes dos testes com táxi elétrico em Curitiba terão o desempenho monitorado por meio de software com acesso ao computador de bordo dos automóveis. Já em relação à tarifa, o valor das corridas feitas nos carros elétricos será o mesmo cobrado dos carros convencionais.

Frota de táxi 100% eletrificada até 2050 é o desejo da cidade

Segundo a Prefeitura de Curitiba, os testes com o serviço de táxi elétrico servirão de base para um futuro projeto de eletrificação da frota de táxis da cidade. As políticas públicas de contenção das mudanças climáticas indicam que as emissões de carbono na região serão zeradas até 2050.

Curiosamente, um dos táxis elétricos que integra a frota sofreu acidente logo na data de estreia, mas sem feridos. O Renault Zoe E-Tech envolvido em uma colisão no cruzamento da Rua Augusto Stresser com a Rua Padre Germano Mayer foi substituído por outra unidade 100% eletrificada, que já está circulando.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo e fique por dentro das novidades que acontecem no universo da tecnologia e inovação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.