Curitiba inicia testes com ônibus elétrico articulado da BYD

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Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

A Prefeitura de Curitiba (PR) iniciou nesta sexta-feira (28) os testes com ônibus elétrico da BYD no transporte coletivo, dando sequência ao plano de mobilidade elétrica na cidade. A primeira meta é ter 33% da frota local operando com emissão zero até 2030.

Conforme a administração municipal, o ônibus movido a energia elétrica vai circular sem passageiros, devido ao posicionamento das portas de embarque do lado esquerdo, enquanto a operação exige que elas fiquem à direita. Se aprovado nesta etapa, ele passará por adaptações para se adequar à legislação local.

Do tipo articulado e de piso baixo, o modelo D11B fabricado pela montadora chinesa possui carroceria Marcopolo e capacidade para 170 passageiros. Ele apresenta autonomia para rodar até 250 km com uma única carga, enquanto o carregamento é realizado em quatro horas, segundo a fabricante.

O ônibus elétrico da BYD transporta 170 passageiros.O ônibus elétrico da BYD transporta 170 passageiros.Fonte:  Prefeitura de Curitiba/Divulgação 

Nos testes do ônibus elétrico da BYD em Curitiba, o veículo irá transportar bombonas de água para simular o peso dos passageiros. O modelo vai circular pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e Eixo Leste/Oeste, permitindo avaliar a autonomia, consumo de energia, níveis de ruídos e o desempenho em diferentes topografias.

Aumento gradual da frota de ônibus elétricos em Curitiba-PR

Os testes que servirão de base para o plano de mobilidade elétrica de Curitiba vão durar 30 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período. No edital, há outras montadoras inscritas, como a Mercedes, Higer, Eletra, Volvo e Marcopolo, e mais oito modelos devem ser avaliados nos próximos meses.

De acordo com a previsão da prefeitura da capital paranaense, a ideia é comprar 70 ônibus elétricos para integrar a frota a partir de 2024, dependendo dos testes, resultando em um investimento de R$ 200 milhões. Eles irão trafegar pelas três linhas citadas, que transportam em torno de 370 mil pessoas diariamente.

Alcançando a meta estipulada para 2030, o passo seguinte é ter 100% da frota de ônibus operando com emissão zero até 2050 em Curitiba, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), baseado em ações globais de sustentabilidade. Segundo a prefeitura, o ônibus elétrico também contribui para melhorar a qualidade de vida dos moradores, oferecendo um transporte mais eficiente.

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