Equipe do Apple Car tem encontro com fabricantes sul-coreanas

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Imagem: Wccftech
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Um assunto no qual a Apple trabalha em silêncio é o seu programa de veículos elétricos Apple Car. No entanto, o chamado Projeto Titan foi objeto de muitos comentários neste final de semana na Coreia do Sul, onde a equipe da gigante norte-americana manteve vários encontros e reuniões com os principais fabricantes de componentes de VEs daquele país.

Divulgada por um executivo sênior da indústria envolvido nas negociações, a presença de funcionários da Apple foi revelada nesta segunda-feira (9) pelo Korea Times. De acordo com o informante, a expectativa dos fabricantes de semicondutores e telas é de que a americana, da mesma forma que faz com os iPhones, também terceirize a construção de seus veículos elétricos.

Afirmando que “sem parcerias com fornecedores coreanos, a Apple não será capaz de completar seu plano de negócios de carros elétricos”, o executivo confessou que, “até onde eu sei, a Apple conversou com LG, SK e Hanwha, mas as negociações ainda estão nos estágios iniciais".

As reuniões da Apple com empresas sul-coreanas

Fonte: Cho Sang-won/Korea Times/ReproduçãoFonte: Cho Sang-won/Korea Times/ReproduçãoFonte:  Cho Sang-won/Korea Times 

As “reuniões avançadas” descritas pelo jornal sul-coreano incluem supostamente a SK Innovation, divisão de baterias de carros elétricos do SK Group de Seul. Outra empresa que estava na jogada é a tradicional LG Electronics, que estabeleceu recentemente uma joint venture, batizada de LG Magna e-Powertrain, com a fabricante canadense de peças automotivas Magna International.

Como já explicamos aqui no TecMundo, a LG Magna e-Powertrain, que tem encomendas de grandes montadoras como Toyota, BMW, Honda, Hyundai, Volvo e Volkswagen, esteve a um passo de fechar contrato com a Apple. Embora um acordo oficial não tenha sido assinado, as negociações estão avançadas.

Finalmente, uma revelação que emergiu das discussões deste final de semana foi a de que a Apple parece inclinada a usar baterias mais baratas de fosfato de lítio-ferro (LFP) em seus elétricos. A decisão por essa opção mais tradicional deixa o Apple Car distante da maioria das fabricantes sul-coreanas, que optam pelas baterias de íon-lítio.