BlueCruise, o 'Autopilot da Ford' permite dirigir sem as mãos

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A Ford anunciou a chegada de sua solução para direção autônoma para carros particulares chamada BlueCruise. Com a promessa de atender mais de 160 mil quilômetros de estradas pré-mapeadas nos Estados Unidos e no Canadá, o novo sistema vai permitir "dirigir" sem as mãos, coisa que o Autopilot da Tesla ainda não consegue entregar.

Baseada em hardware e software de controle de cruzeiro adaptável com a função stop-and-go, a novidade permitirá percorrerem as chamadas Zonas Azuis sem tocar no volante. Como há a necessidade de se prestar atenção na via, uma câmera rastreará a posição da cabeça e do olhar, e todos os dados serão armazenados no próprio equipamento.

Portadores e portadoras de daltonismo, por sua vez, indica a companhia, não terão problemas com luzes multicoloridas para verificarem o status do sistema, pois o lançamento se vale de sinais em tons de azul no painel de instrumentos digitais. Além disso, algumas das ferramentas funcionarão mesmo em regiões não cobertas pelo BlueCruise, como aquela que auxilia na centralização dos veículos nas faixas.

Michael Kane, supervisor de engenharia da Ford, explica que a companhia submeteu a tecnologia a mais de 800 mil quilômetros de testes sob todos os tipos de condições climáticas e de iluminação, bem como a uma vasta gama de diferentes superfícies e designs de estradas, um programa "agressivo" para garantir a segurança do lançamento.

Durante as avaliações, complementa, montanhas de informações foram coletadas e submetidas ao sistema, e a etapa final, entre novembro e dezembro de 2020, envolveu cinco picapes F-150 e cinco SUVs Mustang Mach-E em um passeio "épico" de mais de 177 mil quilômetros por 37 estados e cinco províncias canadenses apelidado de Mãe de Todas as Viagens Rodoviárias.

BlueCruise, novidade da Ford, permite dirigir sem as mãos.BlueCruise, novidade da Ford, permite dirigir sem as mãos.Fonte:  Reprodução 

Quem recebe e quanto custa?

Inicialmente, versões 2021 mais completas da F-150 e do Mustang Mach-E receberão o BlueCruise como item-padrão, enquanto outras poderão contar com a novidade por valores adicionais que vão de US$ 995 a US$ 2.600. Além disso, taxas serão exigidas para o funcionamento do dispositivo, indo de US$ 600 a US$ 3.200 por três anos de serviço.

Implementações já estão nos planos da montadora já para o terceiro trimestre de 2021, e a expectativa da Ford é de que mais de 100 mil unidades recebam a tecnologia no primeiro ano após a chegada dela. Por fim, recursos como os direcionados à mudança automática de faixa e o Predictive Speed Assist, que ajusta a velocidade do veículo em curvas de estradas, devem desembarcar em algum momento no futuro.

Fontes

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