Huawei testa conceito de estrada inteligente na China

1 min de leitura
Imagem de: Huawei testa conceito de estrada inteligente na China
Imagem: Bloomberg/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma estrada inteligente, que consiga “conversar” com os veículos autônomos circulando por ela, tornando o trânsito mais seguro para todos. Este é o projeto atualmente em teste pela Huawei na China, conforme relatou a Bloomberg nessa quarta-feira (13).

O município de Wuxi, na província de Jiangsu, foi o local escolhido pela gigante chinesa para colocar em prática o conceito de smart road. Em um pequeno trecho de 4 km, um ônibus autônomo passa por obstáculos, faz paradas, acelera e desacelera com base nas informações recebidas dos sensores, radares, câmeras e outros dispositivos instalados na pista.

Batizado de X-Bus, o veículo trafega conectado a uma rede de controle de transporte capaz de ver e decidir o que acontece no local. Ele também envia inform Informações ações ao sistema em tempo real e pode até fazer algum pedido, como mudar a sincronia dos semáforos para conseguir cumprir o seu cronograma, por exemplo.

Câmeras no interior do X-Bus.Câmeras no interior do X-Bus.Fonte:  Bloomberg/Reprodução 

De acordo com a publicação, há sempre um motorista humano sentado ao volante do X-Bus, apesar de o veículo ser totalmente autônomo. Ele está lá apenas para garantir a segurança, podendo assumir a direção em caso de alguma falha da tecnologia.

Carro da Huawei?

O projeto de estrada inteligente desenvolvido pela gigante da tecnologia, juntamente com parceiros, levou a rumores sobre uma possível entrada da empresa no setor automotivo. Mas segundo o fundador da Huawei Ren Zhengfei, desenvolver um carro autônomo próprio não é a intenção da companhia.

Ele afirmou querer apenas fornecer o software e os equipamentos necessários para conectar veículos e estradas, disponibilizando informações mais precisas e instantâneas também para motoristas, pedestres e outros usuários do sistema rodoviário.

Maior mercado de automóveis do planeta, a China planeja que os carros com pelo menos algum tipo de automação e capazes de se conectar a sistemas como este da Huawei respondam por mais de 50% das vendas no país até 2025.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.