Helicópteros comuns podem voar sozinhos com novo sistema autômato

1 min de leitura
Imagem de: Helicópteros comuns podem voar sozinhos com novo sistema autômato

A startup Skyryse apresentou, na última terça-feira (17), uma tecnologia capaz de automatizar voos de helicópteros convencionais, possibilitando às aeronaves realizar viagens sem a intervenção humana, conforme demonstrado no vídeo apresentado pela companhia.

De acordo com a empresa, o sistema autômato criado por ela traz um conjunto de sensores que ajudam a direcionar, estabilizar e a pilotar a aeronave, além de monitorar os dados de voo para garantir que os limites de segurança não sejam excedidos.

Há ainda sensores em solo, no heliponto, que fornecem as coordenadas para decolagem e aterrissagem automáticas, tendo também a função de verificar as condições climáticas e detectar objetos voando mais baixo, como pássaros e drones, repassando os dados ao computador de bordo para garantir um voo mais seguro.

Helicópteros voando de maneira autônoma já são realidade. (Fonte: Skyryse/Reprodução)

O sistema desenvolvido pela empresa sediada na Califórnia pode ser instalado nos helicópteros já existentes sem maiores dificuldades, segundo a própria Skyryse, apresentando algumas diferenças em relação às tecnologias criadas por outras companhias do setor, que em geral constroem a aeronave autônoma do zero.

Veja o voo do helicóptero da Skyryse

No voo de demonstração da tecnologia divulgado pela Skyryse, o helicóptero batizado de Luna decola sozinho, sobrevoa uma área urbana, passa pelo mar e retorna à base, pousando sem qualquer auxílio humano. Há dois pilotos no interior da aeronave, mas segundo a empresa eles estão ali apenas por segurança, sem interferir na condução.

Confira o voo do helicóptero Luna da Skyryse:

A ideia da companhia é oferecer a tecnologia para empresas de táxi aéreo, tornando este tipo de transporte mais acessível e seguro. No entanto, ainda não há previsão de quando veremos helicópteros autônomos da Skyryse voando por aí.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.