A Lyft, principal concorrente da Uber nos EUA, está em um ótimo momento e quer aproveitar isso para desenvolver um sistema próprio de direção autônoma. Para isso, a empresa espera contar com algumas parcerias estratégicas que foram fechadas recentemente, uma dela sendo com a Waymo, com quem a Uber está no meio de um processo judicial.
A criação desse sistema de direção vem através do “Level 5 Engineering Center” (“Centro de Engenharia Nível 5”, uma alusão ao último nível na escala SAE de direção autônoma), um escritório recém-aberto no Vale do Silício, que vai trabalhar tanto na parte de hardware quanto de software para que os carros possam dirigir sem motorista por aí.
Nossos vídeos em destaque
)
Ao contrário de um projeto similar que a Uber também vem tocando, no entanto, a Lyft quer fazer isso de forma colaborativa. A companhia explicou, através de um post no Medium, que o foco é desenvolver esse sistema de forma aberta – para isso, ela conta com a ajuda de empresas como a Waymo e a nuTonomy. A expectativa é que isso permita que a tecnologia seja desenvolvida mais rápida para a Lyft e para seus parceiros.
“Para deixar claro, não estamos pensando na nossa divisão de direção autônoma como um projeto paralelo”, explicou o vice presidente de engenharia da Lyft, Luc Vincent. “Esse é o núcleo do nosso negócio”. O executivo explicou que cerca de 10% do time de engenharia está focado no desenvolvimento de veículos autônomos e esse grupo deve aumentar.
)
Ainda assim, o VP afirma que a Lyft sempre terá uma frota híbrida, composta por carros conduzidos por humanos e, lógico, por veículos autônomos. O objetivo final será sempre levar as pessoas aonde elas querem chegar.
“Nos próximos anos, vamos continuar a trazer as principais companhias de tecnologia e da indústria automotiva para esta plataforma única que vai servir a uma rede de passageiros de nível nacional – e, juntos, vamos continuar em direção a um único objetivo compartilhado: construir o melhor ecossistema de transporte do mundo”, concluiu Vincent.
)
)
)
)
)
)
)