A Paciente Silenciosa vai virar filme? Veja sugestões de elenco para a adaptação

Imagem de: A Paciente Silenciosa vai virar filme? Veja sugestões de elenco para a adaptação
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Sucesso de público, o romance A Paciente Silenciosa, best seller do New York Times, conquistou fãs pelo mundo todo que torcem para que uma versão cinematográfica do livro chegue logo aos cinemas. Por sorte, há alguma chance de que a obra do escritor Alex Michaelides ganhe por fim as telas grandes.

Em março de 2019, a Plan B (produtora de Brad Pitt) e a Annapurna Pictures teriam comprado os direitos de adaptação de A Paciente Silenciosa, e o roteiro seria escrito pelo próprio Michaelides.

Até o momento, porém, o projeto não foi concretizado, mas isso não impede os fãs de sonharem com a versão cinematográfica. Confira a seguir como poderia ser a adaptação do thriller para as telas e quais são as principais sugestões para compor o elenco!

Qual é a história de A Paciente Silenciosa?

(Fonte: Perhaps Maybe Not)(Fonte: Perhaps Maybe Not)Fonte:  Perhaps Maybe Not 

A Paciente Silenciosa gira em torno de uma mulher chamada Alicia Berenson. Aparentemente, a pintora tem uma vida perfeita: ela é casada com um famoso fotógrafo de moda e o casal mora em uma casa maravilhosa com vista de frente para um parque, em uma valorizada área de Londres.

Ocorre que, um dia, seu marido Gabriel volta tarde para casa depois de uma noite de trabalho e Alicia dá cinco tiros no seu rosto, matando-o imediatamente. Depois de cometer o assassinato, ela não fala mais nenhuma palavra.

A recusa de Alicia em dar qualquer tipo de explicação acaba transformando uma tragédia familiar em um mistério muito maior, trazendo notoriedade ao caso e à própria Alicia. Suas telas passam a valorizar no mercado artístico enquanto ela se esconde dos holofotes numa unidade psiquiátrica.

Surge então na história Theo Faber, um psicoterapeuta criminal que luta pela oportunidade de trabalhar com Alicia e está determinado em fazê-la falar sobre a causa da morte do marido. Mas Theo nem imagina que isso o levará a um caminho conturbado em direção a si mesmo, começando a questionar as suas próprias motivações.

Quais são os potenciais de A Paciente Silenciosa ao virar filme?

(Fonte: X)(Fonte: X)Fonte:  X 

O thriller psicológico de Alex Michaelides tem cativado fãs pelo mundo (mais de 6 milhões de cópias do livro já foram vendidas desde o seu lançamento) por conta da potência eletrizante de sua história. É um livro que traz tensão e mistério na medida certa, com várias reviravoltas durante a trama e um final impactante.

Ou seja, nas mãos certas, tem tudo para que A Paciente Silenciosa vire um filme de suspense excelente. Dentre as obras de mesmo gênero que já foram levadas para o audiovisual com muito sucesso, pode-se citar os livros da escritora americana Gillian Flynn.

Garota Exemplar se tornou um filme muito tenso com direção de David Fincher, com Ben Affleck e Rosamund Pike como os protagonistas, e Objetos Cortantes ganhou uma ótima versão como minissérie da HBO, estrelada por Amy Adams.

Há chances de o filme ser produzido?

(Fonte: Love Books Read Books)(Fonte: Love Books Read Books)Fonte:  Love Books Read Books 

O livro A Paciente Silenciosa foi lançado em fevereiro de 2019. Em seguida, já em março do mesmo ano, foi anunciado que as produtoras Plan B e Annapurna Pictures haviam se juntado e adquirido os direitos para a adaptação da obra.

A escolha seria para uma versão para o cinema, ao invés de uma série para o streaming. Segundo o The Guardian, o próprio autor Alex Michaelides teria sido contratado para ser o roteirista da adaptação. Ele, inclusive, já criou outros roteiros para cinema.

Contudo, cinco anos já se passaram e o projeto ainda não se concretizou. O que ocorre é que, quando as produtoras adquirem os direitos exclusivos sobre uma obra, é para ter a opção de fazer uma nova versão dela – o que não significa necessariamente fazê-lo. O contrato normalmente especifica por quanto tempo esses direitos ficam detidos antes que se possa vendê-los novamente para outros interessados.

Ou seja, pode ser que o prazo ainda não tenha vencido e que as produtoras não tenham optado por adaptar A Paciente Silenciosa para o cinema. Isso pode ocorrer por vários motivos, como diferenças criativas, conflitos de cronograma, mudanças de equipe, entre outras razões.

Por isso, o fato é que ainda não há evidências concretas de que esse filme virá ao mundo em um momento próximo. Mas a esperança nunca morre.

Qual seria o elenco perfeito em um filme de A Paciente Silenciosa?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Mas é claro que tudo isso não impede que os fãs sonhem com a versão cinematográfica do livro de Alex Michaelides. Vários deles, aliás, já imaginam qual seria o elenco perfeito para estrelar o filme.

Dentre as atrizes cogitadas para viver a protagonista Alicia Berenson, estão Angelina Jolie (mas que provavelmente não entraria no projeto, por ser divorciada de Brad Pitt, dono da Plan B) e Rooney Mara (que, inclusive, já foi fotografada com o livro em mãos em março de 2019).

Outra que já apareceu segurando o livro em seu Instagram foi a atriz Rosamund Pike, a estrela de A Garota Exemplar. Ela esteve no elenco do filme The Devil You Know, de 2013, cujo roteiro foi assinado por Alex Michaelides. Na foto do Instagram, Rosamund aparece na foto ao lado do próprio autor, que é seu amigo.

Para dar vida ao psicólogo Theo Faber, os fãs apostam em três nomes: o irlandês Michael Fassbender, o inglês Hugh Dancy (famoso pela série Hannibal) e o também britânico James McAvoy. Os três parecem ter as habilidades necessárias para dar a densidade psicológica que o personagem precisa.

Já para viver o esposo Gabriel, o fotógrafo assassinado na história, os fãs sugerem atores como Theo James (de The White Lotus), Luke Evans e Henry Cavill.

Como se pode ver, não faltam bons nomes para brilhar na adaptação de A Paciente Silenciosa. Agora é só torcer para que ela um dia chegue ao mundo.

-

Livro A Paciente Silenciosa, Alex Michaelides

52% off
Imagem: Livro A Paciente Silenciosa, Alex Michaelides
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro A Paciente Silenciosa, Alex Michaelides

Alicia era uma mulher de 33 anos com uma vida perfeita, uma boa profissão e marido. Até matar o seu marido com 5 tiros e tudo mudar, transformando-se em uma paciente psiquiátrica e um grande mistério.

R$ 59,90
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.