Criador de Dragon Ball Z, Akira Toriyama morre aos 68 anos

Imagem de: Criador de Dragon Ball Z, Akira Toriyama morre aos 68 anos
Imagem: Reprodução/Shueisha

O mundo perdeu Akira Toriyama, um dos mais renomados autores de mangás da história. Ele faleceu aos 68 anos no dia 1º de março de 2024, mas a morte só foi informada uma semana depois.

Toriyama sofreu uma hemorragia subdural, um hematoma grave que danifica os vasos sanguíneos da região e pode ou não ser gerado por algum ferimento na cabeça — a causa não foi detalhada. A notícia foi inesperada e o autor deixa vários trabalhos inacabados, além de projetos que seriam realizados no futuro.

O sepultamento já aconteceu em uma cerimônia privada, restrita a poucos familiares. O Bird Studio, criado pelo próprio Toriyama e que informou o falecimento, pede ainda que o público respeite a família neste momento difícil e não peça entrevistas ou envie presentes.

Em um comunicado, o criador de One Piece, Eiichiro Oda, lamenta a morte do colega e inspiração desde criança.

"O pensamento de que eu nunca mais verei você me enche de tristeza (...) Espero que o paraíso seja um mundo prazeroso, assim como você o imaginou ", diz.

Masashi Kishimoto, o responsável por Naruto, agradeceu ao ídolo pelas obras e o chama de "professor", mas se diz tão triste que não consegue nem mesmo ler os mangás favoritos de Dragon Ball por um tempo. "Mesmo tendo um dia ruim, assistir Dragon Ball toda semana me fazia esquecer disso. Era um alívio para mim, um garoto do interior que não tinha nada. (...)

Homenagens devem ser preparadas no Japão e em outras partes do mundo. "Esperamos que o mundo único de criações de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por um longo período no futuro", diz o texto oficial.

A brilhante carreira de Toriyama

Nascido em Nagoya, no Japão, Akira Toriyama teve ao todo 45 anos de carreira como artista de mangás.

Apaixonado por desenhar desde criança, ele se especializou no design de personagens e desenvolveu um traço bastante característico, visível na criação de personagens imortalizados em várias formas de cultura.

Capa de Dr. Slump.Capa de Dr. Slump.Fonte:  Amazon 

O artista trabalhou principalmente para a revista japonesa Weekly Shonen Jump. Lá, publicou por cinco anos o seu primeiro grande sucesso: Dr. Slump. Em 1984, nasce o seu maior sucesso — Dragon Ball, a história de um menino com cauda de macaco e acompanhado de um grupo de amigos em busca das Esferas do Dragão.

Capa do primeiro volume de Dragon Ball.Capa do primeiro volume de Dragon Ball.Fonte:  Shueisha 

Adaptado em forma de anime, Dragon Ball virou um verdadeiro fenômeno global. Ele inspirou uma série de sagas seguintes, incluindo Dragon Ball Z, com adaptações para anime e games.

Personagens como Goku, Vegeta, Bulma, Piccolo e tantos outros são conhecidos por diferentes gerações, mesmo por quem não acompanha tantas produções japonesas.

Até este ano, Toriyama estava trabalhando como roteirista do mangá Dragon Ball Super.

Ilustração de Chrono Trigger.Ilustração de Chrono Trigger.Fonte:  Square Enix 

O artista tem ainda uma enorme contribuição nos games. Ele é o desginer de personagens da franquia Dragon Quest de RPGs e trabalhou em Chrono Trigger com modelagem de personagens, cenários e as cenas animadas da versão do jogo para PlayStation.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.