True Detective Terra Noturna: criadores explicam final ambíguo da série

Imagem de: True Detective Terra Noturna: criadores explicam final ambíguo da série
Imagem: HBO

True Detective: Terra Noturna chegou finalmente ao sexto e último episódio da quarta temporada na HBO-Max na última hora do domingo (20) e, a princípio, parece que quase todos os mistérios foram resolvidos. Mas, olhando bem, só parece: "É um final que você tem que adivinhar", diz a showrunner da série, Issa López, em entrevista à The Hollywood Reporter.

Junto com as estrelas Jodie Foster, Kali Reis e Finn Bennett, a mexicana falou do extenso último episódio (75 minutos) e lembrou aos fãs que, para solucionar os grandes, e às vezes bizarros, mistérios da série, deveriam fazer a pergunta certa que, no caso, é: "Quem sabe quem matou Annie K?", diz.

Reconectando a franquia à sua origem em 2014, a showrunner retoma a questão da espiral, símbolo da peça Rei Amarelo, que se torna uma obsessão para alguns personagens. O mesmo ocorre agora, diz López. "Você pode assistir toda essa série e simplesmente ir com as explicações do mundo real, que cada evento é 'real', ou você pode ler a história em um nível sobrenatural".

Final aberto é proposital

De acordo com Issa López, a equipe deixou propositalmente algumas pontas soltas para que os fãs tenham material para teorizar sobre a série. Além disso, o objetivo é homenagear histórias clássicas, como Sherlock Holmes.

"Algumas das melhores histórias de Sherlock Holmes são aquelas em que ele vai embora depois de encontrar o assassino, encolhe os ombros e diz: 'Bem, acho que nunca saberemos o que aconteceu'", explica a showrunner.  "Muitas vezes, somos nós que temos que descobrir uma maneira de a justiça funcionar."

Agente DanversJodie Foster em True Detective: Terra Noturna

Kali Reis, que interpreta a agente Navarro, também comentou sobre o desfecho misterioso da série. “Se você prestou muita atenção desde o primeiro episódio, pode ou não ter tido uma ideia [do que aconteceria]”, explicou a atriz ao The Hollywood Reporter. “É um final que deixa você na dúvida e falando sobre isso. É uma daquelas histórias que você precisa ver novamente para ver o quadro completo"

Danvers e Navarro: mergulhando fundo na investigação

Danvers e Navarro buscam respostas para dois mistérios, mas eles estão interligados.Danvers e Navarro buscam respostas para dois mistérios, mas eles estão interligados.Fonte:  HBO 

Atenção: o texto a seguir contém spoilers!

Como vimos no episódio anterior, Danvers (Jodie Foster) e Navarro (Kali Reis) estão presas no posto avançado de pesquisa Tsalal, tentando sobreviver em meio a uma tempestade insana. Elas buscam desesperadamente encontrar as respostas até então desconhecidas sobre as mortes de Annie Kowtok e dos sete pesquisadores de Tsalal.

A essa altura, elas não têm outra escolha, a não ser juntar os dois casos. Além de totalmente perdidas, elas deixaram para trás os cadáveres de Hank e Otis, no chão da cozinha de Danvers, que Peter (Finn Bennett) se ofereceu para "desovar" em algum lugar.

Quando as duas chegam finalmente ao local onde Annie (Nivi Pedersen) foi morta, percebem que parte de sua intuição (de que sua militância contra a mina Silver Sky pode tê-la colocado em uma situação perigosa) estava correta. Elas não apenas localizam Raymond Clark (Owen McDonnell), o oitavo pesquisador, como uma promissora impressão digital em uma escotilha.

Quem matou Annie K?

x  HBO A captura de Raymond Clark permitiu a solução do crime de Annie K.

Danvers e Navarro capturam Raymond em um perigoso jogo de gato e rato, enquanto percorrem os túneis subterrâneos. Amarrado para o interrogatório, ele admitiu finalmente que Annie descobriu a relação espúria entre Tsalal e a mina Silver Sky. Ou seja, o permafrost no qual os pesquisadores estavam trabalhando na extração dos microrganismos era mais “produtivo” quando estava poluído pela mina.

Falsificar relatórios de que a Silver Sky estava limpinha era um plano genial, até que a descoberta de que Raymond era cúmplice da morte de dezenas de jovens da cidade fez Annie surtar. Ela começou a destruir todas as amostras que os pesquisadores coletaram ao longo dos anos.

Nisso, vários homens entraram, começaram a agredi-la e a seguraram até Clark desferir o golpe final que a matou. Quando Navarro fica sozinha com o engenheiro, ela aparentemente resolve aplicar a ele o destino dos seus colegas, e o leva diretamente para a tempestade.

A morte dos pesquisadores: um fechamento?

Cena emblemática: Navarro caminha sem rumo pela neve.Cena emblemática: Navarro caminha sem rumo pela neve.Fonte:  HBO 

Na volta a Ennis, Danvers e Navarro também descobrem quem matou os pesquisadores: a comunidade de Annie, muitas delas mulheres que trabalhavam na estação de pesquisa, decidiu punir os cientistas com a morte. Aqui, mais uma ambiguidade: as duas policiais entendem que a justiça já foi feita, e decide não punir as faxineiras. 

Quando o sol surge depois da longa noite, Liz chega à casa de Navarro, mas ela está vazia, exceto pela fita de confissão de Raymond e pelo ursinho polar de Holden, o filho de Danvers. Eddie Qavvik, o namorado de Evangeline, encontra sua escova de dentes do Bob Esponja. A moça é vista caminhando pela neve em direção ao horizonte.  Mas "ela não está lá fora, no gelo", garante Danvers. E, nos lembra que aquele local é Énnis, onde "ninguém nunca vai embora". 

E aí, qual sua opinião sobre o final de True Detective: Terra Noturna? A quarta temporada da série de mistério já está disponível completamente no HBO Max.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.