True Detective Terra Noturna: entenda o misterioso final da série do HBO Max

Imagem de: True Detective Terra Noturna: entenda o misterioso final da série do HBO Max

O seriado True Detective retornou em sua quarta temporada neste ano com Terra Noturna (Night Country), que acompanha uma história recheada de mistérios do Alasca. O sexto e último episódio da série foi exibido pela HBO Max em 18 de fevereiro, dando um fim para a investigação de Liz Danvers (Jodie Foster) e Evengeline Navarro (Kali Reis).

Após o quinto episódio terminar com um final impactante, o último capítulo continua a história exatamente de onde parou, na virada de 31 de dezembro para 1° de janeiro. Felizmente, temos as principais respostas da série sendo entregues para o público, como a revelação da verdade por trás da morte dos pesquisadores de Tsalal.

A seguir, confira tudo que acontece no final de True Detective: Terra Noturna! E fique esperto, pois todo o texto a seguir conta com spoilers do final da série.

O que acontece no final de True Detective Night Country?

O grande mistério da quarta temporada de True Detective é resolvido durante o episódio com uma hora e quinze minutos. Enquanto acompanhamos a investigação de Danvers e Navarro, que passam por poucas e boas durante o episódio, finalmente descobrimos o que aconteceu com os homens encontrados nus e congelados no Alasca.

O episódio começa com as detetives encontrando uma caverna de gelo que possui um laboratório escondido, conectado com a estação de Tsalal. No local, elas encontram Raymond Clark, o pesquisador desaparecido que não estava com o grupo de homens mortos.

ClarkO pesquisador desaparecido é encontrado e traz respostas importantes.

Depois de uma sessão de tortura psicológica com as policiais, ele revela que o grupo de pesquisadores é o responsável pelo assassinato de Annie K, que era sua namorada. Clark revela que os pesquisadores estavam trabalhando com a mineradora para permitir níveis de poluição mais altos, o que estava facilitando seus estudos, mas causando doenças na população de Ennis.

Annie descobriu o laboratório secreto e acabou destruindo parte do material de pesquisa, o que enfureceu os cientistas. O grupo, então, assassina a mulher e pede auxílio da mineradora para se livrar do corpo. No entanto, o crime acaba sendo descoberto por alguém.

Afinal, quem matou os pesquisadores de Tsalal?

E então, quem matou os pesquisadores? A grande resposta do enigma estava em uma pessoa que apareceu anteriormente: Bee, a mulher que fazia a limpeza da estação de pesquisa. Enquanto fazia a faxina da estação Tsalal, ela acaba descobrindo o laboratório secreto e também o assassinato de Annie K.

Para se vingar dos pesquisadores, a faxineira reúne um grupo de mulheres da tribo, que, armadas, colocam todos os homens em um caminhão. Elas, então, soltam o grupo na neve, sem roupas, deixando todos com vida para sobreviverem no gelo.

FaxineiraA resposta para o grande mistério estava com a faxineira.

Enquanto esse acaba sendo o estopim para a morte dos pesquisadores, as causas não são 100% reveladas. Afinal, não temos uma explicação clara para o grupo não ter retornado para buscar as roupas ou o que deixou eles assustados antes da morte.

Enquanto o mistério acaba ficando no ar, Danvers e Navarro resolvem não reportar a história contada pela faxineira, fechando o caso com o relatório dado anteriormente. Os resultados foreses mostrados no último episódio, que certamente foram alterados pela mineradora para abafar o caso, apontava uma avalanche como a causa da morte dos pesquisadores.

O destino de Peter e seu pai

No decorrer do episódio, também temos o desfecho do arco de Peter. O jovem policial, que acaba matando seu pai no capítulo 5, termina o trabalho de se livrar do corpo.

Em uma série de cenas recheadas de emoções suprimidas, ele leva o cadáver para Rose, que ajuda a desovar o corpo na água congelada. Eles terminam o serviço na virada de ano, quando Rose diz ao jovem que seu luto está apenas começando.

Ainda assim, podemos ver que Peter consegue se reconciliar com a esposa e manter uma relação com o seu filho. Nas cenas finais, quando vemos Ennis no mês de maio, o personagem também aparece, ainda trabalhando como policial sob o comando de Danvers.

O que acontece com Navarro e Danvers?

Personagens centrais da nova temporada de True Detective, Navarro e Danvers recebem um grande desenvolvimento durante o último episódio. Durante o season finale, finalmente temos detalhes sobre Holden, o filho da personagem de Jodie Foster que morreu e possui ligação com o urso de pelúcia polar com apenas um olho.

Durante uma das cenas, Navarro explica para Danvers que a realidade é muito maior do que ela pode compreender e que já teve visões com Holden. Enquanto a conversa acaba irritando Danvers no começo, as duas acabam fazendo as pazes e retornando para o assunto em seguida, quando a chefe de polícia quase morre congelada. No fim das contas, as dupla acaba ficando bastante próxima, o que fica claro nos últimos momentos do episódio.

MaxDanvers e Navarro quase morrem no gelo durante o último episódio.

Em um momento do futuro, a série mostra Danvers no mês de maio, explicando tudo que aconteceu em Ennis. Além de falar sobre o sumiço do pai de Peter, ela também comenta sobre um vídeo deixado por Raymong Clark, revelando o esquema envolvendo os pesquisadores e a mineradora Silver Sky, que acaba sendo exposta e fechada.

A agente Danvers também fala sobre o sumiço de Navarro, que anteriormente disse para ela que adoraria ir embora de Ennis e nunca mais voltar. No entanto, a personagem promete para Danvers que caso vá embora, um dia retornará para visitar sua parceria.

Navarro está viva ou morta?

No entanto, a série deixa no ar uma grande dúvida: Navarro está viva ou morta? O último episódio aborda bastante a espiritualidade e conexões da personagem com o seu povo e sua terra. Após a conclusão da investigação principal, vemos uma cena em que a personagem caminha pelo gelo, da mesma forma que sua irmã fez quando deu fim da própria vida.

Nas últimas cenas do episódio, no entanto, vemos Danvers sendo questionada sobre as "aparições" de Navarro na cidade. Ela diz que a personagem definitivamente "não será encontrada no gelo", e logo em seguida vemos Navarro na casa de Danvers, com ambas olhando para o horizonte.

Navarro e DanversÚltima cena da temporada mostra as duas detetives que protagonizam Terra Noturna.

Considerando as declarações abertas temos duas possíveis teorias que respondem o destino aberto da personagem. Seguindo a linha de mistério de True Detective, Navarro pode ter morrido, mas ainda continua aparecendo em Ennis como um espírito ou visão dos moradores.

Por outro lado, seguindo uma linha mais pé no chão, existe a chance da personagem simplesmente ter ido embora de Ennis. Assim, para manter sua promessa, Navarro eventualmente retorna para a cidade e visita Danvers, ficando escondida em sua casa.

Perguntas sem respostas

O destino de Navarro não é o único mistério deixado no ar por True Detective: Terra Noturna. A aparição da língua de Annie K na estação de Tsalal, por exemplo, não é respondida por nenhuma das pessoas envolvidas com o local.

Como dito anteriormente, o motivo da morte dos pesquisadores também acaba ficando sem solução, deixando o mistério, e sua possível conexão com a primeira temporada, no ar. Todas as questões envolvendo a misteriosa espiral acabam ficando sem respostas claras, alimentando um mistério sobrenatural ao redor da série.

As aberturas na história claramente foram deixadas de propósito, tanto que os criadores da temporada estão incentivando os fãs a criarem teorias sobre o assunto. Com isso, deixamos aqui a pergunta: qual a sua opinião sobre True Detective: Terra Noturna? Comente nas redes sociais do Minha Série!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.