True Detective: entenda o significado da espiral em Terra Noturna

Imagem de: True Detective: entenda o significado da espiral em Terra Noturna
Imagem: Minha Série

No último domingo (21), estreou o segundo episódio de True Detective: Terra Noturna, como é chamada a quarta temporada da série antológica. O episódio marcou a volta da famosa espiral torta, ponto crucial para a trama da primeira temporada. No entanto, muitos fãs ficaram em dúvida sobre como as narrativas se conectam — se é que isso acontece.

True Detective é uma das principais séries de investigação, terror e suspense, sendo reconhecida por seu estilo único. A primeira temporada foi ao ar em 2014, estrelada pela dupla Woody Harrelson, como Martin Hart, e Matthew McConaughey, que interpretou o icônico Rust Cohle. Na trama, os detetives precisaram lidar com a investigação de um assassinato místico — além de seus próprios demônios pessoais.

A quarta temporada apresenta outra dupla de detetives, dessa vez estrelada por Jodie Foster, como Liz Danvers, e Kali Reis, como Evangeline Navarro. Isoladas em Ennis, uma pequena cidade do Alasca, elas precisam deixar as suas diferenças de lado para lidar com uma investigação impiedosa. A trama envolve não só crimes misteriosos, mas todo o impacto que o ambiente congelado e o clima impõe sobre os moradores.

A espiral apareceu camuflada logo no primeiro episódio de True Detective: Terra Noturna.A espiral apareceu camuflada logo no primeiro episódio de True Detective: Terra Noturna.Fonte:  HBO Max 

Mas, afinal, como a espiral aparece na história? Qual é a sua relevância e como ela conecta as temporadas? Entenda tudo no artigo, a seguir;

ATENÇÃO! O texto contém spoilers da 1ª e da 4ª temporada de True Detective!

O que significa a espiral?

Rust e Marty descobrem a espiral pela primeira vez nas costas de uma mulher, vítima de um assassino enigmático. Na primeira temporada, o símbolo está diretamente ligado ao culto do Rei Amarelo e, consequentemente, a terrível e poderosa família Tuttle — que estava por trás dos crimes e de um grande esquema de pedofilia.

Rust Cohle (Matthew Mcconaughey) encontra a espiral nas costas da vítima da primeira temporada de True Detective.Rust Cohle (Matthew Mcconaughey) encontra a espiral nas costas da vítima da primeira temporada de True Detective.Fonte:  HBO Max 

Na quarta temporada, ela aparece em uma jovem indígena assassinada brutalmente que tem sua língua arrancada. Navarro é a detetive responsável pelo caso e nunca conseguiu concluir a investigação. Já Danvers é responsável pelo caso de um grupo de cientistas que desapareceu misteriosamente e reapareceu em uma situação nada convencional. Danvers descobre a espiral na testa de um deles e, em seguida, que um dos cientistas possuía uma tatuagem igual no peito.

Assim, elas percebem que seus casos estão interligados. A espiral torta também aparece no teto do trailer onde a jovem e o cientista se encontravam. Além de outros desenhos suspeitos, elas encontram uma boneca de palha, que foi citada na terceira temporada como o “símbolo de um grupo de pedófilos”.

Aparições da espiral torta em True Detective: Terra Noturna.Aparições da espiral torta em True Detective: Terra Noturna.Fonte:  HBO Max 

Considerando que a ONG que patrocinava os cientistas era da família Tuttle, tudo parece voltar ao culto do Rei Amarelo da primeira temporada. Apesar de nunca terem explicado explicitamente o porquê do símbolo, a série fez questão de demonstrar o seu poder místico — desde quando Rust vê a espiral em uma formação de pássaros, até quando Rose responde a Navarro que o símbolo é “mais antigo que o gelo”.

Vale ressaltar que o Rei Amarelo foi mencionado pela primeira vez na literatura em 1895, fazendo parte de uma coletânea de contos de horror fantástico. Na série, é citado que todos os que consumiam o conto se tornavam obcecados com a figura mística e seus símbolos.

Rust vê a espiral torta em uma formação de pássaros na primeira temporada.Rust vê a espiral torta em uma formação de pássaros na primeira temporada.Fonte:  HBO Max 

Outro detalhe que muitos podem ter deixado passar, é a ligação de Rose (Fiona Show) com a história de um dos detetives da primeira temporada. Ela cita que seu parceiro romântico — a figura fantasmagórica que ajudou a encontrar os cientistas —, Travis Cohle, sofria com a quimioterapia.

Na primeira temporada, Rust Cohle chegou a comentar que seu pai se chamava Travis, morava no Alasca e sofria de um câncer terminal, no episódio “Who Goes There?”. Portanto, além de espirais, chifres de veado e bonecas de palha, é possível que as temporadas realmente se passem no mesmo universo.

E aí, o que espera da nova temporada de True Detective? Não perca nenhuma novidade do mundo do entretenimento e acompanhe as redes sociais do Minha Série!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.