True Detective Terra Noturna: veja teorias sobre o mistério da 4ª temporada

Imagem de: True Detective Terra Noturna: veja teorias sobre o mistério da 4ª temporada
Imagem: HBO

A quarta temporada de True Detective, intitulada Terra Noturna, estreou em 14 de janeiro de 2024 na HBO. A série de drama policial e mistério, criada por Nic Pizzolatto, segue a investigação do desaparecimento de oito homens de uma estação de pesquisa no Alasca.

A temporada é protagonizada por Jodie Foster e Kali Reis nos papéis das detetives Liz Danvers e Evangeline Navarro, que terão que enfrentar a escuridão que carregam em si mesmas e descobrir as verdades assombradas que estão enterradas sob o gelo eterno. Confira a seguir quatro teorias sobre a série e o seu principal mistério.

Fonte:  HBO 

Conexão lovecraftiana de Terra Noturna

Terra Noturna explora profundamente os temas lovecraftianos, imergindo os espectadores em uma atmosfera densa de isolamento e desolação, amplificada pelo cenário coberto de neve. A narrativa estabelece paralelos intrigantes com o clássico filme de John Carpenter, A Coisa, especialmente na forma como ambos abordam o medo do desconhecido e a luta contra horrores inimagináveis em ambientes extremos e isolados.

A teoria mais discutida sugere que a chave para desvendar o mistério central da temporada reside na sua conexão com o horror cósmico, reminiscente do longa de 42 anos. Esta ligação não apenas enriquece a trama com uma camada adicional de profundidade, mas também pode oferecer pistas cruciais para a resolução dos enigmas apresentados.

Fonte:  Universal Pictures 

A semelhança não se limita apenas aos elementos superficiais, como o cenário nevado e a presença de uma estação de pesquisa científica; ela se estende aos próprios fundamentos da história, no qual a descoberta de uma entidade biológica antiga pode ter desencadeado uma cadeia de eventos catastróficos.

Além disso, a temporada não hesita em mergulhar nos aspectos sobrenaturais que foram apenas insinuados anteriormente, potencialmente estabelecendo conexões com o culto do Rei Amarelo e os misteriosos símbolos espirais da primeira temporada. Esses elementos podem revelar as origens e os segredos por trás de entidades e cultos anteriormente envoltos em mistério.

Fonte:  HBO 

A inclusão de um easter egg de A Coisa no primeiro episódio e as inspirações declaradas pela criadora da temporada, Issa López, sugerem uma intencionalidade na construção dessas conexões, abrindo caminho para uma exploração mais profunda dos mistérios que cercam os personagens e os horrores que enfrentam.

Influência de Jules Verne no enigma de Ennis

Fonte:  HBO 

A teoria baseada em A Esfinge dos Gelos de Jules Verne destaca uma conexão direta com a estação de pesquisa nomeada Tsalal, remetendo à ilha gelada no romance do famoso escritor. No livro, uma expedição descobre um marinheiro morto em um iceberg, levando a uma investigação sobre o desaparecimento de sua tripulação e a descoberta de uma ilha deserta, onde uma doença dizimou a população indígena.

A referência a Tsalal sugere um paralelo com a trama do autor francês, no qual a equipe de pesquisa desaparece em circunstâncias misteriosas, possivelmente apontando para um desfecho semelhante envolvendo uma doença desconhecida ou um surto que afeta os personagens. A inclusão de elementos como infecções e o foco em doenças no enredo reforçam essa conexão, indicando que o mistério pode girar em torno de um elemento patológico trazido à comunidade isolada, semelhante ao desenlace trágico na obra de Verne.

O retorno de Rust Cohle?

Fonte:  HBO 

A revelação de que Travis Cohle, identificado como uma figura quase mítica que conduziu Rose ao cientista congelado, era companheiro dela e possivelmente relacionado a Rust Cohle, agitou as águas da especulação. A última visão de Travis, desaparecendo no gelo do Alasca para enfrentar seu destino antes que a leucemia o alcançasse, levanta questões intrigantes sobre os eventos em Ennis. A menção de Rust, conhecido por suas investigações profundas e filosóficas em casos anteriores, sugere uma trama entrelaçada com os mistérios da primeira temporada, especialmente em torno do enigmático Rei Amarelo e dos possíveis laços com a família Tuttle.

Essa conexão reacende teorias sobre a possibilidade do personagem de Matthew McConaughey, de alguma forma, estar envolvido ou ter influência nos estranhos acontecimentos atuais. A ideia de que ele possa aparecer, mesmo que indiretamente, para ajudar a desvendar os novos mistérios, aumenta a expectativa e complexidade da história, mantendo os espectadores atentos a qualquer sinal de sua presença ou impacto na solução do enigma que envolve Ennis e seus sombrios segredos.

Especulações sobre Lund

Fonte:  HBO 

A primeira questão que os fãs têm é: como Lund conseguiu sobreviver após ser congelado igual a um picolé? Muitos argumentam que a série não explorou adequadamente essa reviravolta. Alguns sugerem que os cientistas Tsalal, que estavam pesquisando regeneração celular, podem ter encontrado uma substância milagrosa no gelo, que eles testaram em si mesmos com resultados desastrosos.

Outra teoria é que o assassino pode ter "marcado" o homem como parte do experimento de regeneração. O fato do quadro-negro na estação Tsalal dizer "We Are All Dead" ("Estamos todos mortos" em tradução livre) sugere que eles podem ter percebido que a droga não era a salvação que esperavam.

Outro mistério levantado no Reddit é como o cientista sabe tanto sobre a detetive Evangeline Navarro, especialmente mencionando o nome dela e a morte de sua mãe. Alguns sugerem que Navarro pode ter alucinado a cena, mas outros preferem buscar explicações mais realistas, pois é estranho que alguém que nunca a conheceu saiba informações tão pessoais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.