A Viagem de Chihiro: diretor revela 'identidade verdadeira' de Sem Rosto

Imagem de: A Viagem de Chihiro: diretor revela 'identidade verdadeira' de Sem Rosto
Imagem: Studio Ghibli

Já se passaram 23 anos desde que A Viagem de Chihiro (Spirited Away, no original) fez sua estreia em todo o mundo. Porém, mesmo após esse tempo todo, o filme japonês do renomado estúdio Ghibli, dirigido e roteirizado por Hayao Miyazaki, segue encantando fãs de e rendendo discussões entre os espectadores que se apaixonaram pela história fantástica da jovem Chihiro. Uma delas, aliás, ganhou um capítulo importante recentemente.

Estamos falando da verdadeira identidade do personagem Sem Rosto, o fantasma de máscara branca que acompanha Chihiro em vários momentos do longa-metragem e que se tornou um símbolo da cultura pop ao longo do tempo. Recentemente, Miyazaki falou um pouco sobre a figura misteriosa e revelou sua verdadeira identidade, que é muito mais complexa do que se poderia imaginar. Veja abaixo!

O Sem Rosto, finalmente, teve sua origem explicado pelo diretor de A Viagem de Chihiro.O Sem Rosto, finalmente, teve sua origem explicado pelo diretor de A Viagem de Chihiro.Fonte:  Studio Ghibli 

A Viagem de Chihiro: quem é o Sem Rosto no filme?

A fonte dessa revelação incomum veio do Kinyo Roadshow, bloco de filmes em horário nobre da Nippon TV. Durante a transmissão de A Viagem de Chihiro, que aconteceu recentemente, Miyazaki compartilhou uma visão tão profunda quanto poética sobre o Sem Rosto, deixando os fãs atônitos.

"Quem exatamente é o Sem Rosto?", questionou Miyazaki. "Existem muitas pessoas como o Sem Rosto entre nós... é o tipo de pessoa que quer se agarrar aos outros, mas não tem um senso de si mesmo. Eles estão por toda parte", explicou o diretor.

Assim, a verdade sobre o Sem Rosto é revelada. Ele não é apenas um personagem enigmático, mas uma representação simbólica de uma condição humana mais ampla. Miyazaki revela que o Sem Rosto personifica aqueles que carecem de um senso de identidade, buscando desesperadamente se conectar com os outros, mas sem uma compreensão sólida de quem realmente são. Uma reflexão profunda.

A trama de Sem Rosto em A Viagem de Chihiro

Ao longo de A Viagem de Chihiro, testemunhamos o Sem Rosto, inicialmente transparente, tentando conquistar a aprovação dos outros ao presentear com ouro. À medida que ganha aceitação, contudo, sua ganância e ego inflamam, levando-o a uma forma extrema.

O ponto de virada ocorre quando Chihiro, a protagonista corajosa, confronta o Sem Rosto, desencadeando uma transformação. O Sem Rosto adota a personalidade de Chihiro, tornando-se um companheiro silencioso, revelando uma vulnerabilidade surpreendente para um personagem aparentemente sem rosto.

Esta revelação de Miyazaki lança uma nova luz sobre as escolhas do Sem Rosto e suas metamorfoses ao longo do filme. O diretor nos convida a refletir sobre a sociedade contemporânea, onde muitos podem se perder na ânsia de aceitação, adotando máscaras para se encaixar em diferentes contextos.

E aí, você já imaginava isso sobre o Sem Rosto?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.