Hilda Furacão: por que a novela dos anos 1990 virou febre fora do Brasil?

Imagem de: Hilda Furacão: por que a novela dos anos 1990 virou febre fora do Brasil?
Imagem: Rede Globo/Reprodução

Se você faz parte do clube de membros assíduos do X, o extinto Twitter, já deve ter se deparado com um GIF de Rodrigo Santoro com cabelo de "tigelinha" vindo direto dos anos 1990. Ou ainda de Ana Paula Arósio, que já foi uma das maiores estrelas da Rede Globo.

O aparecimento constante dessas imagens é a consequência da viralização da novela/minissérie Hilda Furacão no TikTok. Aparentemente, a produção passou a ser reconhecida fora do país devido à popularidade de Rodrigo Santoro, que já conquistou o público internacional há muito tempo.

As últimas produções estrangeiras de Santoro são as séries Wolf Pack, lançada em 2023 no Paramount+, e Sem Limites, que estreou em 2022 no Prime Video. Mas o ator também já estrelou filmes como 300, Simplesmente Amor, Golpe Duplo, Westworld e Ben-Hur, por exemplo.

Hilda Furacão foi um sucesso no final dos anos 1990Hilda Furacão foi um sucesso no final dos anos 1990Fonte:  Rede Globo/Reprodução 

Antes disso, claro, pudemos conferir seu trabalho em tramas nacionais como Carandiru: O Filme, Bicho de Sete Cabeças, Mulheres Apaixonadas, entre muitas outras. Com diversos anos de carreira e um portfólio vasto, ninguém imaginaria que seu rosto ficaria ainda mais famoso por Hilda Furacão.

Nem mesmo Ana Paula Arósio imaginaria todo esse sucesso, já que está propositalmente afastada dos holofotes e não é vista em uma novela, série ou filmes populares há bastante tempo. Entre as últimas produções que fez parte estão os filmes Primavera, de 2018, e A Floresta Que Se Move, de 2015. Sua última novela foi Flor do Caribe, lançada lá em 2013.

Então, é hora de entender esse fenômeno e conferir o que os estrangeiros estão falando de Hilda Furacão na internet.

Hilda Furacão

Ana Paula Arósio interpretou Hilda FuracãoAna Paula Arósio interpretou Hilda FuracãoFonte:  Rede Globo/Reprodução 

As imagens de Hilda Furacão podem ser vistas nas redes sociais de diversas formas, mas principalmente como os famosos "edits". Essa tendência consiste na junção de trechos de filmes, séries e outros tipos de vídeo, que são editados de maneiras divertidas.

Alguém muito fã de Hilda Furacão, então, resolveu fazer esses edits e não demorou para que chegasse ao público estrangeiro. São diversos fatores que podem ter contribuído para que esses trechos ficassem tão atrativos, como a aparência dos protagonistas, os diálogos intensos e, claro, o cenário religioso.

Na novela, Rodrigo Santoro interpreta Malthus, um frei que resiste às tentações de Hilda Furacão, uma socialite mineira. A jovem, que antes vivia uma vida conservadora e cheia de luxo, passa a chocar a sociedade ao começar a se prostituir.

A combinação de Santoro personificado como frei e Arósio como uma mulher confiante formam um excelente enredo de novela.

Matheus Naschtergaele como a personagem Cintura FinaMatheus Naschtergaele como a personagem Cintura FinaFonte:  Rede Globo/Reprodução 

Logo, diversas cenas protagonizadas por Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro passaram a ser compartilhadas nas redes sociais e, sem nenhum esforço viralizaram.

A relação de uma mulher sem amarras sociais com um homem dedicado à religião não é algo novo. Entre os memes e piadas, muitos dizem que a minissérie correu para que Fleabag pudesse caminhar.

A série de Phoebe Waller-Bridge fez um enorme sucesso em 2019, e entre seus momentos mais icônicos está a paixão da protagonista por um padre.

Veja alguns exemplos de como Hilda Furacão viralizou na internet:

@liliaceaey her #hildafuracão #brazilian #novela #engsub #anapaulaarosio #brazil ? The Lost Soul Down - Leasis
@h3nrymoon hilda furacão>> #hildafuracao #anapaulaosorio #viral #h3nrymoon #hildafuracaoedit #fy #paravoce #fyp #globoplay ? som original - yan
@lqvenemies Hilda Furacão (1998) #fy #fyp #hildafuracao ? som original - lqvenemies

Desde o final de 2023, o termo "Hilda Furacão" atingiu um grande pico de buscas no Google como nunca antes, assim como os nomes dos personagens e onde assistir à minissérie. Os estrangeiros, inclusive, já estão pedindo para que a produção seja legendada para que eles também possam acompanhar esse drama.

Sucesso de Hilda Furacão

Hilda Furacão é uma minissérie criada e roteirizada por Glória Perez que estreou no dia 23 de julho de 1998, mais de 25 anos atrás. A trama foi baseada em um livro de mesmo nome do renomado autor Roberto Drummond e é dirigida por Wolf Maya.

A série tem 32 capítulos que se inspiram na vida real de Hilda Maia Valentim, uma prostituta que ficou conhecida na noite de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A mulher que inspirou a trama viveu até os 83 anos, falecendo em 2014.

Hilda Furacão foi vendida a outros países da América, como Argentina, Peru e Uruguai, e também chegou à Portugal e Rússia. A produção contou com apenas três reexibições na televisão ao longo dos anos, mas chegou ao catálogo do Globoplay em 2021.

O elenco conta ainda com Danton Mello, Paulo Autran, Rogério Cardoso, Eva Todor, Cininha de Paula, Matheus Nachtergaele, Luís Mello, Rosi Campos, Paloma Duarte e muitos outros.

Você pode assistir à minissérie Hilda Furacão no Globoplay.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.