Batman, Superman e mais: veja personagens que entram em domínio público em breve

Imagem de: Batman, Superman e mais: veja personagens que entram em domínio público em breve
Imagem: Getty Images
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Como você já deve ter ouvido falar, 2024 começou com uma novidade e tanto: uma das versões mais antigas do personagem Mickey Mouse, da Disney, entrou em domínio público. Pois é, agora, qualquer pessoa, inclusive você, pode utilizar o personagem Steamboat Willie (primeira aparição de Mickey Mouse nas telas), que surgiu em um curta-metragem de 1928, para criar novas obras, incluindo filmes, games, séries, ilustrações e por aí vai.

Mas você sabia que Mickey Mouse não é o único personagem clássico do entretenimento que ficará livre de direitos autorais? Em breve, mais figuras bem conhecidas do público seguirão o mesmo caminho do mascote da Disney e poderão ser explorados sem custos. Abaixo, veja quais personagens são esses!

12 - Popeye

  • Quando entra em domínio público: 2025
a  Getty Images

O navegante devorador de espinafres é uma das joias mais reluzentes do reino dos desenhos animados. Criado pelo artista americano E. C. Segar, Popeye fez sua estreia nos palcos do quadrinho diário Thimble Theatre da King Features em 17 de janeiro de 1929.

11 - Pluto

  • Quando entra em domínio público: 2026
a  Getty Images

O adorado personagem canino da Walt Disney fez sua primeira aparição no curta-metragem The Chain Gang (1930). Pluto, o cão, destaca-se no mundo antropomórfico dos personagens da Disney, sendo distinto de seu colega Pateta.

10 - Frankenstein e Drácula (Monstros da Universal)

  • Quando entra em domínio público: 2027
a  Universal

Em 1931, a Universal Pictures soltou suas visões dos icônicos personagens de horror, Frankenstein e Drácula, em seus respectivos filmes homônimos. Boris Karloff personificou Frankenstein, enquanto Bela Lugosi deu vida a Drácula. São essas interpretações que entrarão em domínio público.

9 - Conan, o Bárbaro

  • Quando entra em domínio público: 2028
a  Reprodução

O escritor americano Robert E. Howard deu vida a Conan, o Bárbaro, em suas narrativas para a revista Weird Tales em 1932. Desde que Arnold Schwarzenegger encarnou o guerreiro titular em Conan, o Bárbaro (1982), o personagem alcançou renome internacional. Nesse caso, é a versão forjada por Howard e não a personificada por Schwarzenegger que ficará disponível.

8 - Imhotep

  • Quando entra em domínio público: 2028
a  Universal

Aproveitando o êxito de Frankenstein e Drácula, a Universal Pictures lançou o filme de terror A Múmia em 1932. Foi nesse momento que o sacerdote egípcio Imhotep, transformado em múmia e ressuscitado para aterrorizar a atualidade, fez sua primeira aparição. Boris Karloff incorporou o personagem.

7 - King Kong

  • Quando entra em domínio público: 2029
a  IMDb

O mítico monstro conhecido como King Kong protagonizou diversos filmes, quadrinhos e outras obras desde sua estreia em King Kong (1933). É essa encarnação do personagem no filme que alçará voo para o domínio público em 2029, excluindo quaisquer outras versões de King Kong em diferentes mídias, inclusive todos os outros filmes.

6 - Flash Gordon

  • Quando entra em domínio público: 2030
a  King Features / @KingFeatures / Twitter

Flash Gordon é venerado como um dos primeiros heróis genuinamente de ficção científica na história dos quadrinhos. O aventureiro humano intergaláctico, concebido pelo cartunista americano Alex Raymond, fez sua primeira incursão nas tiras de quadrinhos em 1934.

5 - Pato Donald

  • Quando entra em domínio público: 2030
a  Getty Images

Pato Donald trilhará os passos de seu amigo Mickey Mouse rumo à liberdade criativa seis anos depois. O personagem de desenho animado fez sua estreia no curta-metragem The Wise Little Hen (1934) de Walt Disney. Neste desenho, Donald é visto dançando ao som da tradicional melodia naval "The Sailor's Hornpipe", criando um estilo duradouro para o personagem.

4 - Patolino

  • Quando entra em domínio público: 2033
a  Getty Images

O famoso Patolino foi concebido pelos animadores Tex Avery e Bob Clampett para a Leon Schlesinger Productions (atual Warner Bros. Animation). A figura deu o ar da graça pela primeira vez no curta-metragem produzido pelos Looney Tunes, Porky's Duck Hunt (1937).

3 - Superman

  • Quando entra em domínio público: 2034
a  Superman / @Superman / Twitter

Em uma reviravolta monumental no reino dos personagens de quadrinhos, o Homem de Aço será libertado para uso em todas as suas formas em 10 anos. Criado pelo escritor Jerry Siegel e pelo artista Joe Shuster, Superman fez sua entrada triunfal na revista em quadrinhos Action Comics #1 (1938). O visual atemporal do Superman, com sua capa vermelha, meias azuis e o "S" no peito, permanece como símbolo distintivo do personagem.

2 - Batman

  • Quando entra em domínio público: 2035
a  Getty Images

O Cavaleiro das Trevas seguirá seu aliado kryptoniano nos quadrinhos para a liberdade criativa um ano mais tarde. Batman, criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, fez sua estreia em Detective Comics #27 (1939). Inúmeras adaptações cinematográficas consolidaram a popularidade de Batman nas telonas, superando qualquer outro personagem dos quadrinhos da DC.

1 - Mulher-Maravilha

  • Quando entra em domínio público: 2037
a  Wonder Woman / @DCWonderWoman / Twitter

A Mulher-Maravilha, uma das três joias mais reluzentes da DC, ao lado de Superman e Batman, apareceu pela primeira vez na All Star Comics #8 (1941). Criada pelo psicólogo e escritor americano William Moulton Marston, a versão original da personagem foi desenhada por Harry G. Peter.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.