Jogo de terror com Mickey Mouse muda nome após acusação de nazismo

1 min de leitura
Imagem de: Jogo de terror com Mickey Mouse muda nome após acusação de nazismo
Imagem: Kotaku

Para quem não estava de olho nas notícias, a versão original de Mickey vista na animação Steamboat Willie caiu em domínio público em 1º de janeiro. Sabendo disso, a equipe do estúdio Nightmare Forge Games anunciou a produção de Infestation 88, mas o título de terror já alterou seu nome para Infestation: Origins após a acusação de referências antissemitas.

Apesar da temática chocante envolvendo terror no game com o personagem, o jogo gerou polêmica por causa de possíveis referências nazistas. A principal delas seria o uso do número 88, adotado como símbolo de supremacistas brancos.

O primeiro trailer divulgado, por exemplo, mostra uma série de exterminadores usando um gás letal para lidar com essas ameaças. Isso, juntamente com o nome, foi o bastante para ligarem o título ao regime que se propagou durante a Segunda Guerra Mundial.

Código nazista

Outro ponto que merece ser destacado é que "88" seria um código para "HH" ou "Heil Hitler" no movimento nazista. Neste caso, H seria a oitava letra do alfabeto, e ainda há a questão de que o movimento nazista usou ratos em sua propagando como substitutos para pessoas judias.

Mesmo alegando que não havia nenhum cunho nazista no conteúdo do game, a produtora Nightmare Forge Games achou melhor fazer a alteração do título. Em um comunicado, a empresa também se desculpou pelo ocorrido.

"Infestation 88 é ambientado nos anos 1980, e o ano 1988 foi escolhido simplesmente por conta de design com o logo do jogo. Infelizmente não sabíamos do significado extra do número '88'. Após tomarmos conhecimento, trocamos o nome do jogo para Infestation: Origins. Pedimos desculpas pela nossa ignorância sobre o assunto e agradecemos por terem nos avisado para corrigir a questão quanto antes', escreveu a produtora no X/Twitter.

O que achou da premissa do novo game com Mickey Mouse? Compartilhe sua opinião com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.